Notícias / Educação

18/04/2018 - 06:36

San Mathias pode ter faculdade de Medicina

Por Jornal Correio Cacerense

Jornal Correio Cacerense

 (Crédito: Jornal Correio Cacerense)
Na semana passada, o Cônsul da Bolívia em Cáceres, Emilio Tamayo fez a apresentação da proposta na UDABOL Santa Cruz para a abertura da Faculdade de medicina e enfermagem em San Matias, a mesma que foi aceita pelo Presidente da Universidade de Aquino Bolívia. Martin Dockweiler.
 
A reunião contou com a participação de San Matias (Lorena Julio e Celina Ramos), da Secretaria de Educação da Prefeitura de San Matias (Julio Vilar), do Presidente dos Vereadores de San Matías (Rodolfo Lopez) e da Vice-Reitora Acadêmica da UDABOL, Claudia Camacho
 
Buscando ofertar um número maior de vagas para os cursos de medicina e enfermagem, a UDABOL - Universidade de Aquino Bolívia prevê a inauguração de um pólo educacional na vizinha cidade de San Mathias, conforme anunciou o cônsul Emílio Tamayo a reportagem do Jornal Correio Cacerense.
 
De acordo com Tamayo, após 6 meses de trabalho em conjunto com a diretoria da Udabol em Santa Cruz de La Sierra e vereadores de San Mathias, o novo campus deverá estar autorizado para funcionamento a partir do próximo ano.
 
A instalação do novo Campos da UDABOL em San Matias está sendo estabelecida com todos os critérios junto ao MEC, visando a mesma qualidade educacional praticada nos campus da universidade em outras cidades da Bolívia.
 
A Universidade de Aquino Bolívia (Udabol) conta com campus nas maiores cidades bolivianas, Santa cruz de La Sierra, Cochabamba, La paz e Oruro, sendo que apenas no pólo de Santa Cruz, mais 6 mil brasileiros estudam medicina.
 
Na Bolívia, o curso de medicina compreende cinco anos normais e mais um de estágio (nove meses em hospital e três meses de serviço social em áreas rurais). Os alunos ainda podem se especializar nos últimos anos em temas como pediatria, ginecologia, medicina interna e cirurgia.
 
Como em alguns países do MERCOSUL, também na Bolívia não há vestibular para ingresso, nas universidades privadas. Concluso o curso, para revalidar o diploma, o caminho é procurar uma universidade pública que faça o processo de revalidação, fazer avaliação curricular e provas, ou a prova do Revalida. A Universidade de Aquino da Bolívia, UDABOL, foi fundada em 1995, através da Resolução Secretarial Nº 144, como Universidade Plena mediante, ratificada por Decreto Supremo 1076 de 28 de novembro de 2012.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por ROSE SOUSA, em 31.05.2018 às 23:23

    QUANTO A FORMAR BONS PROFISSIONAIS, NÃO DEPENDE SOMENTE DA INFRA -ESTRUTURA OU DO CORPO DOCENTE DA UNIVERSIDADE,MAS DA CAPACIDADE E DO INTERESSE E DO ESFORÇO DE CADA PESSOA QUE ALMEJA EM CURSAR TAL CURSO. PROFISSIONAIS IRESPONSÁVEIS TAMBÉM SÃO FORMADOS AQUI NO BRASIL,INFELIZMENTE. COM CERTEZA, SERIA ÓTIMO SE TODAS AS UNIVERSIDADES ESTIVESSEM UMA INFRA-ESTRUTURA E UM CORPO DOCENTE DE PRIMEIRO MUNDO E COM ALUNOS COMPROMETIDOS EM DAR O MELHOR DE SI . COMPROMETIMENTO,CARÁTER E RESPONSABILIDADE DEPENDE DE TODOS .

  • por Pedro Lefaeit Fidelis, em 19.04.2018 às 04:57

    Estão querendo banalizar a Medicina mesmo, já nao basta o curso mediocre de medicina q é feito nas universidades Bolívianas, que formam péssimos profissionais sem conhecimento, caráter e ética. Ainda querer trazer um curso para uma cidade q não tem o mínimo de estrutura, imagina quem serão os professores que darão aula para esses alunos... O asfalto para Santa Cruz de lá Sierra se quer existe, tornando tudo mais difícil, fora q só tem Bandido em Sam Mathias, vai ser uma anarquia, a galera vai começar passar os carros roubados para lá dizerendo que são estudante.

  • por Claudionor (Guia de Turismo regional)., em 18.04.2018 às 11:06

    Conheço essa história a 20 anos, será que vai acontecer, porque são tantos empreendimentos ventilados a longo de décadas nessa região de Fronteira, com enfase ao desenvolvimento regional para a melhoria da qualidade de vida dos povos, isso deixa pensar que esta acontecendo de verdade....!

 
Sitevip Internet