Notícias / Educação

13/04/2018 - 09:39

Destaque entre as escolas municipais de Cáceres, Jardim Paraíso inova com projeto família presente

Por Assessoria/Redação

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Escola Municipal Jardim Paraiso, procura através de inúmeros projetos pedagógicos estreitar as relações sociais com toda comunidade escolar.

Uma das ações que vem chamando a atenção da Secretaria Municipal de Educação,  é o Projeto  “Família Presente”, que procura aproximar as famílias da escola. O evento foi  lançado no  dia 17 de março, com  grande público e a presença do Procurador Federal, Doutor Felipe Antonio Abreu Mascarelli.

A diretora da unidade escolar, professora Evanir da Guia Batista  Redez, explica que uma das  metas é a aprendizagem com o envolvimento da família. Segundo ela,  esta ação além de pedagógica, tem um cunho social relevante, pois incentiva os pais e responsáveis a acompanhar diariamente as atividades escolares dos alunos.

“Incentivar os estudos, é uma medida adotada no projeto, muito importante para o desenvolvimento dos nossos alunos”, observa Redez.

 Já a Coordenadora Pedagógica, Renilda Conceição da Silva Rodrigues, anota que a família também tem suas tarefas. “Eles devem conversar e verificar como foi o dia do estudante na escola, o que ele aprendeu,  o que achou difícil e o que gostou e não gostou das atividades. Outra responsabilidade dos responsáveis e verificar os cadernos e olhar se o aluno tem tarefa para fazer em casa”, elenca Renilda.

Ela ainda lembra que a tarefa de casa como ferramenta de estudo é capaz de colaborar com a prática pedagógica do professor e como complemento do ensino dos alunos.

“Esta atividade possibilita que a família acompanhe o que as crianças estão aprendendo, tendo a oportunidade de contribuir, e até interferir nas atividades”, dispara a coordenadora.

Para a Secretária Municipal de Educação, Eliene Liberato Dias, todos os envolvidos no projeto estão de parabéns pela iniciativa de trazer a família para dentro da escola e por  dar responsabilidades também no acompanhamento pedagógico. Eliene comenta que a convivência familiar é a maior oportunidade para a criança apreender uma formação baseada nos princípios morais e nas virtudes, absorvidas em casa. “Além da educação e do exemplo de casa que vem de casa, este projeto possibilita  aos pais que atuem como agentes da educação escolar. A escola e a família fazendo sua parte devem garantir o sucesso dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental”, enaltece Eliene.

Para Maria Oliveira, mãe da aluna Anny Beatriz do 5º ano, a proposta é muito interessante, pois divide responsabilidades e funções. “Gostei muito do que foi proposto, temos e devemos acompanhar nossos filhos e ainda vamos concorrer a prêmios” discorre Maria.

Ao final do semestre as famílias cujos alunos tiverem alcançado mais de 80% de frequência e tarefas de casa concorrerão a um micro-ondas , uma bicicleta e uma Smart TV de 40”.

Já Bruna Castrillon, também  mãe do aluno Kauã Castrillon,  exalta o projeto. “Muito importante para o desenvolvimento dos alunos e aproximação das famílias”, reconhece Bruna.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por juliano rodrigues guilherme, em 13.04.2018 às 17:16

    Os meus sinceros parabéns a escolas e todos/as professoras envolvidas neste projeto inovador, que se torna valorosa para educação das crianças e a sociedade em geral...

  • por Arci Rezende, em 13.04.2018 às 11:39

    parabens Evanir e equipe, fazendo a diferença.

  • por Junior, em 13.04.2018 às 10:35

    Belo exemplo ! Eliene e os envolvidos merecem nosso respeito, por mais limitada que seja a educação em cáceres está desenvolvendo alguma coisa !

 
Sitevip Internet