Notícias / Saúde

09/04/2018 - 07:42 | Atualizado em 09/04/2018 - 07:49

Elevado índice de infestação de mosquito deixa a cidade em alerta para surto de dengue

Por Sinezio Alcântara

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A maioria dos bairros de Cáceres está em situação de alerta e com risco de uma epidemia de dengue. O índice de infestação predial tolerável, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 1%. No entanto, um Levantamento de Índice Rápido (LIRA), realizado no mês fevereiro, apontou vários bairros com até 8.5% de infestação. Secretário de Saúde, Antônio Mendes, afirma que a secretária realiza várias ações de combate a dengue, mas a maioria da população não está fazendo o dever de casa.

Os bairros onde o índice de infestação é mais preocupante são Massa Barro, Santa Amélia, Vila Nova, Jardim Padre Paulo, Vista Alegre, jardim Solução, Residencial Aeroporto, COHAB Nova, Tancredo neves, Residencial Dom Máximo. Nesses, o levantamento constatou 8.5%. Ou seja: sete vezes a mais que o tolerável pela OMS. Outros como o Santa Isabel, Jardim do Trevo, Maracanãzinho, São José, DNER, São Jorge, Boa Esperança, Santos Dumont e Bandeirante, a infestação é de 6.9%.

Nos bairros da Cavalhada II, Centro, Vila Mariana, COHAB Velha, Cidade Alta, o índice é de 4.5% , no Empa e Jardim Paraiso de 4.2%. Os bairros Vitória Régia, Jardim Nova Era, Santo Antônio, Vila Real, Jardim Panorama, Mutirão do Garcês, Residencial Cáceres, Distrito Industrial, o índice de infestação é de apenas 2%. Mesmo assim, está acima do tolerável pela OMS.

“Nós recebemos com preocupação esses números. Mas, a responsabilidade não é da secretaria. Nós estamos fazendo a nossa parte, visitando as casas, orientando e conscientizando os moradores sobre o combate ao mosquito. Mas, infelizmente, poucos estão fazendo o dever de casa” assinalou afirmando que, a secretaria continua fazendo o monitoramento dos bairros para não deixar acumular os criadouros do mosquito.

Diante do elevado índice de infestação e o descaso de parte da população em promover ações para evitar a proliferação do mosquito, o secretário afirmou que orientou os agentes de saúde a notificar os proprietários dos imóveis onde forem encontradas larvas do mosquito para que ele seja responsabilizado. “Até agora trabalhamos no sentido de conscientizar a população. Agora vamos notificar e responsabilizar os moradores donos dos imóveis que estão facilitando a proliferação dos mosquitos”.

No período de 1 de janeiro a 28 de fevereiro foram notificados pela Secretaria de Saúde 69 dos quais 13 foram confirmados de dengue; 24 notificados de zica e nenhum confirmado; e 36 notificados e 8 confirmados de chikungunya. No mesmo período no ano passado, foram confirmados 7 casos de dengue e 4 de chikungunya.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Servidor da Saúde, em 09.04.2018 às 19:17

    Foi só o Roger sair da secretaria que os indicadores verdadeiros começaram a aparecer. Segundo o Roger e a Ivanilda os indicadores de Cáceres estava sempre entre 0 e 1 e derrepente aparecem indicadores de 8.5, 6.9, 4.5, 4.2 e 2% tenho certeza que esses dados são reais pois o Roger e a Ivanilda mascaravam os dados, fraudavam os números para parecer que estava havendo melhora nos indicadores. Qualquer fiscalização na Vigilancia Sanitária confirma isso. Muitos vao pensar que o atual secretário é quem esta falhando, más não é, esses numeros sao reais o que aconteceu é que o Roger e a Ivanilda FRALDAVAM os numeros por isso o PAM estava sempre lotado de pacientes com Dengue e o secretário enganando a população e a mídia, falando que cáceres não vivia nenhuma epidemia. VEREADORES CADE A CPI DA SAÚDE, ESSE PREFEITO NÃO RESISTE A UMA CPI NA SAÚDE.

  • por Paulo Renato, em 09.04.2018 às 10:56

    Vamos ser honesto, só falta culparem o prefeito e a vigilância sanitária pelos relaxamentos do dia a dia reinante na vida dos moradores cacerenses. Aqui o povo é tão cômodo que entra década e sai década e inúmeros terrenos no centrão da cidade so servem para criadouro de mosquito e esconderijo de malandro.

 
Sitevip Internet