Notícias / Mato Grosso

01/04/2018 - 07:34

Secretário de Fazenda descarta pagar salário de março antes do dia 10

Por Érika Oliveira

O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, afirmou que a folha salarial do mês de março dos servidores estaduais será paga até o dia 10 de abril, como já vem sendo praticado desde novembro de 2016 em Mato Grosso. No final do ano passado, o governador Pedro Taques (PSDB) chegou a anunciar que em 2018 os salários seriam pagos até o último dia do mês trabalhado, mas essa projeção, segundo Gallo, ainda não tem data para ser alcançada.

“Pagamento do servidor está dentro da programação, dentro do que está previsto na Constituição do Estado, até dia 10. Nós trabalhamos com prioridades e uma das prioridades do Governo é certamente o pagamento aos municípios, do Fundeb, dos Poderes, a dívida [dolarizada] e a folha do servidor. Também, depois, obviamente os fornecedores. Então, continua sendo prioridade até o dia 10, conforme estabelece a Constituição”, disse Rogério Gallo, na noite da última quarta-feira (28).

A expectativa do Governo para este início de ano era que com a entrada dos R$ 496 milhões dos recursos do Fundo das Exportações (FEX) nas contas do Estado, o Executivo passasse ileso aos meses de janeiro e fevereiro, época em que a arrecadação do Estado tende a ser ainda mais baixa. No entanto, mesmo com o incremento do FEX e de outras verbas como da bancada federal, utilizada para pagar a Saúde, o Governo ainda encontra dificuldades para pagar os salários.

Em janeiro, a folha salarial do mês de dezembro, que deveria ser quitada até o dia 10, precisou ser escalonada. Um dia após o anúncio do escalonamento, o Governo anunciou que havia conseguido arrecadar o dinheiro necessário para quitar a folha.

O Poder Executivo de Mato Grosso possui quase 100 mil servidores, sendo cerca de 30 mil aposentados e pensionistas. A folha salarial bruta, com encargos e obrigações sociais, supera R$ 600 milhões.

Na avaliação de Pedro Taques, os frequentes atrasos, no entanto, não têm gerado impacto negativo à sua gestão. “Muita gente reclama que nós passamos os salários do dia 30 para o dia 10 e isso está previsto na Constituição. Ainda assim, muita gente quer entrar para o serviço público, então não está tão ruim assim. Mato Grosso tem o segundo melhor salário do Brasil”, fundamentou.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Nivaldo Teodoro de Mello, em 01.04.2018 às 10:36

    Até o dia 31 de dezembro teremos que tolerar esse governo incompetente. 4 anos de puro atraso no progresso do estado. faltam 9 meses.

  • por Zóio, em 01.04.2018 às 09:44

    Me fala senhor governador...me aponta outra máquina para o povo ñ querer ser mais funcionário público...na sua gestão, qtos polos industriais criou, para agasalhar a sua população de MT? Isso é discurso de político fracassado, sem meta...eqto isso, sofremos com nossos filhos desempregados...

  • por Junior, em 01.04.2018 às 09:37

    Cara de pau ainda em afirmar que muita gente quer entrar para o serviço público, justificando que não está tão ruim assim! Isso chega de zombar com a cara do mato-grossense ! Cidades precisando de auxílio, cidades em ruínas e o governo brincando com a cara do povo ? Ainda quer sair candidato ? Tá bom !

 
Sitevip Internet