Notícias / Educação

29/03/2018 - 10:22

Estado anuncia demissão de 16 mil professores interinos

Por RDNEWS

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O governador Pedro Taques (PSDB) afirma que a nomeação de aprovados em concurso para área da educação não trará impacto ao orçamento estadual. Ontem, a secretaria estadual de Educação (Seduc) começou a nomear concursados para os cargos de professor de educação, técnico e apoio administrativo. Cerca de 16 mil professores com contrato interino deverão ser substituídos. 

“Nós estamos fazendo a substituição de contratados por servidores estáveis, o que dá o direito a estes uma série de vantagens que são constitucionais. Portanto, impacto financeiro não terá porque estamos fazendo substituição”, diz. 

Conforme a secretaria estadual de Gestão (Seges), a posse acontecerá por ordem de nomeação. Inicialmente, 1,8 mil aprovados devem iniciar carreira no Estado, até 24 de abril. Um grupo de análise de documentos e agendamento de posse foi montado para atender os servidores nomeados em lista no início deste mês. 

A central de atendimento funciona das 8h às 18h, no auditório Joaquim José Lino da Silva, na sede da Seges, em Cuiabá. Segundo a pasta, a posse só será liberada com agendamento pelo convocado. 

“A forma como o concurso foi realizado poderia dar muita margem para controversa, mas ele foi muito bem conduzido. Acho que este é o maior concurso público para área da educação básica, entres unidades federativas do país, com prova oral para concorrentes. Uma prática muito comum nos países de primeiro mundo e universidades”, diz o secretário de Educação, Marco Marrafon. 

O concurso para a área da educação foi feito ano passado com 5.748 vagas para professor da educação básica, técnico e apoio administrativo. A convocação para nomeação de todos os aprovados está programada em três datas deste ano – 26 de março, 7 de maio e 2 de julho.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por valeria Santos, em 29.03.2018 às 15:31

    Como demitir 16000 se o concurso só disponibilizou 5700 vagas???

  • por Arci Rezende, em 29.03.2018 às 10:47

    “Nós estamos fazendo a substituição de contratados por servidores estáveis, o que dá o direito a estes uma série de vantagens que são constitucionais. Portanto, impacto financeiro não terá porque estamos fazendo substituição”, diz. Pois é, aqui em Cáceres a gestão disse o contrario, querendo justificar o não pagamento do RGA e de atualizar o FG de diretores, coordenadores e secretários escolares.

 
Sitevip Internet