Notícias / Educação

24/03/2018 - 08:35

Unemat agora leva nome de Maldonado. Lei foi aprovada pela Assembleia

Por Hemilia Maia

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A Universidade do Estado de Mato Grosso passa a se chamarUniversidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat). Foi aprovado nesta semana (21), por unanimidade, no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em Cuiabá, o Projeto de Lei Complementar Nº 03/2016, que altera a denominação da universidade.

A proposta foi feita junto à ALMT em fevereiro de 2016 pelo deputado estadual Adriano Silva, professor e ex-reitor da Instituição. A alteração foi aprovada pelo Conselho Universitário da Universidade em março do mesmo ano. "Propus esta alteração, que era um desejo de toda a comunidade acadêmica da Unemat, para que fosse concretizada legalmente. As contribuições do professor Maldonado moldaram a universidade que conhecemos hoje e que tanto contribui para o crescimento e fortalecimento do nosso estado", justificou o parlamentar.

O primeiro reitor da Unemat, Carlos Alberto Reyes Maldonado, professor de Ciências Sociais, formado pela Universidade de São Paulo (USP), atuou no curso de Direito do câmpus de Cáceres por mais de 30 anos. Maldonado, como era conhecido, era o diretor da Fundação Centro de Ensino Superior de Cáceres (Fcesc) de 1989 a 1993, momento em que a Instituição expande, por meio de câmpus, a outros municípios de Mato Grosso. Maldonado sonhou, formulou e implantou o projeto nos moldes multicâmpus adotados até hoje pela Unemat.

Trajetória: Maldonado ingressou na Instituição em 1986 como professor contratado. Depois, assumiu a função de coordenador do Fcesc e, após a criação da Unemat, a função de reitor nomeado, sendo eleito em seguida para ocupar a função de reitor. O primeiro reitor da Unemat ficou no cargo entre os anos de 1994 e 1996, quando renunciou para conduzir a Secretaria de Educação de Mato Grosso, nos anos de 1996 e 1997. Entre 2000 e 2004 foi secretário de Educação de Cuiabá e, na sequência, coordenou a Regional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Estado e a Consulta da Carta da Terra no Brasil.

Em 30 de janeiro de 2016, o professor Maldonado faleceu, aos 54 anos de idade, em virtude de complicações de saúde.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por assunção neves, em 26.03.2018 às 09:31

    Reconhecimento Perfeito a uma pessoa que foi o marco de uma revolução/evolução no estudo superior da região da grande Cáceres.

  • por João Edson de Arruda Fanaia, em 24.03.2018 às 20:10

    Nada mais justo. Belo reconhecimento.

 
Sitevip Internet