Notícias / Educação

19/03/2018 - 12:26 | Atualizado em 19/03/2018 - 12:30

Coordenador do transporte escolar diz que Princesa burla fiscalização e usa sucata para transporte estudantes

Por Sinézio Alcântara

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A empresa de turismo Princesa, contratada pela secretaria de Educação para auxiliar no transporte escolar, em Cáceres, será responsabilizada, administrativamente, por possíveis danos a alunos da rede pública municipal. Ela foi notificada para esclarecer o uso de um ônibus, em precárias condições, para o transporte de dezenas de alunos da escola Buriti, no distrito de Vila Aparecida, zona rural a 100 quilômetros do município.

“Nós já notificamos a empresa para explicar. Isso é inadmissível. O contrato determina que seja utilizado no transporte escolar, ônibus em perfeitas condições, principalmente, de segurança aos alunos” informou a secretária Eliene Liberato Dias. O transporte dos alunos, gravado por uma estudante na semana passada, mostra o interior do veículo, em situação deplorável, com as poltronas danificadas e as crianças sem cinto de segurança.

Coordenador municipal do transporte escolar, Orisvaldo José da Silva, informou que, apesar do rigor, o responsável pelo setor de transporte da empresa teria burlado a fiscalização.

“A fiscalização é rigorosa, mas nesse dia, sem a gente saber, foi usado esse ônibus em péssimas condições” disse Orisvaldo assinalando que, a justificativa apresentada por Edvonei de Oliveira, representante da empresa contratada, foi que “estava prestando socorro porque o carro que faria o transporte dos alunos nesse dia havia quebrado” e que “usou o ônibus velho para evitar que os alunos faltassem a aula”.

Há informação, no entanto, que o ônibus, caindo aos pedaços, fez o transporte dos estudantes, em pelo menos dois dias.

No vídeo, a estudante reclama da condição do ônibus. “Vejam se tem como a gente utilizar um transporte escolar desses para ir à escola em um ônibus cheio de crianças. Olhem a situação dos bancos. Isso porque o ônibus foi mandado de Cáceres porque o nosso está quebrado” diz acrescentando que muitas vezes, os estudantes chegam atrasados à escola por problemas mecânicos no veículo.

 “Esses dias o ônibus parou no meio da estrada e não tínhamos como ir para a escola” contou avaliando que é preciso investir em educação. “A gente contribui com impostos para ter educação e transporte de qualidade e aqui não temos transporte para chegar à escola”. Coordenador do transporte escolar, Orisvaldo da Silva informou que, o município dispõe de 42 ônibus. Para atender toda a demanda, segundo ele, seria necessário, pelo menos, mais 70 veículos. Dai a necessidade de terceirizar o transporte de alunos.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Magaly, em 20.03.2018 às 22:42

    O que é pra fiscalizar ñ fazem...dinheiro a rolé, pagando horrores por sucata velha...aí tem...aí tem...

  • por Maria, em 20.03.2018 às 12:57

    Soube que já houve uma licitação e que a empresa Âncora Tur ganhou a licitação, só não entendi porque até agora não assumiu, será q estão esperando uma criança morrer de tétano nesses ônibus caindo aos pedaços????

  • por denio, em 20.03.2018 às 08:49

    agora que eles virão isso e desde o principio que eles participaram sempre desta licitação e depois de quase 6 anos e que esta administração esta vendo porque sera né fica a pergunta que não quer calar e a respeito das vias de responsabilidade da prefeitura na área rural que esta ruim principalmente próximo a cidade bem ali no bom jardim facão a para lembrar passa pelo estande de tiro do 2º befrom pois já esta quase terminando o mandato de novo e aquela área e esquecida.

  • por Arci Rezende, em 19.03.2018 às 19:43

    É Orisvaldo, essa situação com certeza não é só nesta linha que acontece e não é caso isolado. Essa história eu conheço desde 2011/2015. Com a palavra o MPF.

  • por Passageiro, em 19.03.2018 às 19:07

    Então que dizer que essa empresa está acima da lei...cadê o ministério, o Procurador federal outros orgãos de fiscalização no Municipio é só cabide de emprego? essa empresa a anos presta um mal serviço e ninguém diz nada ou está esperando morrer algum aluno? ninguém diz nada ou está

  • por joao, em 19.03.2018 às 14:28

    Todos os responsáveis sabe que os onibus esta caindo os pedaços mais nao fazem nada, ai quando um aluno filma e cai nos meios de comunicação a prefeitura e o dono da empresa fica preocupado. Estão esperando acontecer uma tragédia para tomarem cabimentos! E os onibus novos da prefeitura??? fica apenas no pátio para ser mostrados.

 
Sitevip Internet