Notícias / Educação

17/03/2018 - 08:07

Alunos de mestrado e doutorado da UFMT e Unemat já podem se inscrever no Programa de Educação em Saneamento Básico da Nascentes do Xingu

Por Thais Tomie / Nascentes do Xingu

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Estão abertas as inscrições para o Programa de Educação em Saneamento Básico desenvolvido pela Nascentes do Xingu, empresa responsável pela gestão de 24 concessões de água e esgoto no estado de Mato Grosso. A iniciativa concede bolsas de estudo para alunos de mestrado e doutorado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). O período para se inscrever vai até o dia 10 de abril de 2018.
 
Podem participar do programa acadêmicos aprovados em processo de seleção de programas de pós-graduação stricto sensu 2018/01 nas duas instituições, que tenham sido reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). O valor mensal para bolsistas de mestrado será de R$ 1.800,00 e o de doutorado R$ 2.200,00.
 
O diretor-presidente da Nascentes do Xingu, Julio Moreira, explica que o objetivo da inciativa é ampliar e estimular os estudos sobre saneamento básico no país. “Com o programa, podemos fomentar pesquisas e trabalhos, gerando conhecimentos e conscientização sobre a importância do abastecimento de água e da coleta e tratamento de esgoto para o desenvolvimento das cidades e a saúde pública. Apoiamos e incentivamos a excelência na formação de profissionais interessados em se aprofundar em temas relacionados ao avanço destes serviços e a preservação ambiental”, pontuou.
 
Para o coordenador de Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade da UFMT, Victor Lemes Landeiro, essa aproximação da iniciativa privada com a pesquisa científica é excelente. “Conforme o meio termo entre as necessidades do pesquisador e do empresário for sendo balanceada a ciência brasileira será a maior beneficiada. Espero que nossos alunos topem o desafio e se candidatem às bolsas dessa bela iniciativa”, ressaltou.
 
A assessora de pós-graduação da Unemat, professora Fátima Iocca, explica que uma preocupação constante na instituição tem sido ampliar sua atuação no cenário mato-grossense por meio do desenvolvimento de pesquisas e a oferta de programas stricto sensu a toda comunidade. “Nesta perspectiva, a Unemat parabeniza a Nascentes do Xingu ao lançar este programa, que amplia as possibilidades e potencializa a parceria com a instituição, contribuindo com a formação do espírito crítico para responder, sobretudo, aos problemas do Estado”.
 
INSCRIÇÕES - O edital, a ficha de inscrição, os princípios gerais e todos os documentos necessários para participar da Seleção 01/2018 do programa estão disponíveis no site www.nascentesdoxingu.com.br/educacaoemsaneamento.
 
As bolsas ofertadas entrarão em vigor até o máximo de três meses após a publicação do resultado pela banca avaliadora, que será divulgado no dia 30 de julho de 2018.
 
Para mais informações ou dúvidas sobre o programa mande um e-mail para educacaoemsaneamento@nascentesdoxingu.com.br ou ligue no 65 3318-0517

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet