Notícias / Educação

05/03/2018 - 07:24 | Atualizado em 05/03/2018 - 07:39

Cinco querem ser Reitor da Unemat. Eleição deverá ser em junho

Por Sinézio Alcântara

Jornal Oeste

 (Crédito: Jornal Oeste)
Ariel Lopes Torres, vice-reitor, de Tangará da Serra; Anderson Amaral, pró-reitor de Extensão e Cultural, de Cáceres; Rodrigo Zanin, pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação, de Sinop; Vera Maquea, pró-reitora de Ensino e Graduação, de Cáceres e Celso Fanaia, pró-reitor de Assuntos Estudantis, de Cáceres. Um desses cinco nomes será o novo reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A eleição, de acordo com o estatuto da universidade, deve acontecer até o final do mês de junho.

A data exata para a eleição ainda não está definida. Contudo, não deverá ultrapassar o mês de julho, para não coincidir com o período eleitoral nacional. Um Conselho Universitário – Consuni, previsto para ser realizado, ainda neste mês, é que irá definir o processo.

A princípio, será formada uma Comissão Eleitoral, que irá elaborar um edital com as regras da eleição. O novo reitor irá substituir a reitora Ana Maria Di Renzo, a partir de 1 de janeiro de 2019. O mandato é de quatro anos, sem direito a reeleição. O novo mandatário da universidade irá administrar um orçamento geral de cerca de R$ 360 milhões, anuais, o equivalente a 2.5% da corrente líquida do Estado. Apesar da proximidade do pleito, os nomes colocados preferem não se manifestar publicamente.

Na Unemat o voto é paritário, o que significa que cada segmento – docente, discente e técnicos administrativos -, representa um terço dos votos. O resultado da eleição será calculado sobre o número total de votos válidos em cada segmento.

Diante das constantes investidas, principalmente, de professores da região norte do Estado, em retirar a sede da reitoria de Cáceres e levar para Cuiabá. Inclusive, proposta nesse sentido, foi colocada em pauta no último Congresso Universitário realizado em novembro do ano passado, em Cuiabá, a perspectiva é de que haja um movimento de fora para dentro da universidade, no sentido de reforçar a candidatura de um nome local, com possibilidades reais, para concorrer e vencer e, consequentemente, inibir novas ações nesse sentido.

Fundada em 1978 como Instituto de Ensino Superior de Cáceres (IESC) a Unemat se tornou universidade em 1993. Sediada em Cáceres a Unemat é considerada uma das mais novas universidades estaduais do país. Além da sede, dispõe de 13 campus universitários; 23 núcleos pedagógicos e 24 polos de apoio ao ensino à distância. Possui 849 professores efetivos e 520 contratados, totalizando 1.369 docentes, dos quais 436 são doutores, 563 mestres e 370 graduados. São 634 profissionais técnicos e 22.593 estudantes.

Conta com 189 cursos de graduação (regulares e modalidades diferenciadas), dos quais 60 regulares/oferta contínua; 24 parceladas (especifico para formação de professores em serviço); 10 turmas fora da sede, 84 UAB, 4 indígenas e 4 Parfor. 17 mestrados, 11 doutorados, 392 projetos de pesquisas e 203 projetos de extensão.

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Arineia Graciela Ardaia, em 07.03.2018 às 08:09

    PRESADOS AMIGOS, NÃO DESMERECENDO NENHUM CANDIDATO A REITOR DA UNEMAT OS QUAIS TEM SEUS MÉRITOS , PENSO QUE O PROFESSOR CELSO FANAIA /TETINHO TEM MAS EXPERIENCIA DENTRO E FORA DA UNEMAT, TEM MAS CONTATO COM OS ACADÊMICOS E COM O POVÃO, É MAS ACESSÍVEL,HUMILDE,ARTICULADO, NÃO É NARIZ EMPINADO, SEM FALAR NO COMPROMETIMENTO E SERIEDADE NO QUE FAZ, JA FOI ELEITO O MELHOR SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CÁCERES RECONHECIDO NACIONALMENTE, É PROFESSOR DA UNEMAT,TEM VASTA EXPERIENCIA , PENSO QUE COMO REITOR FARA O DIFERENCIAL.

  • por Luiz Fernando, em 05.03.2018 às 20:17

    Caro Sinésio Infelizmente a sua reportagem é tendenciosa e até certo ponto bairrista. A UNEMAT cresceu e se desenvolveu, graças ao trabalho e espírito de unidade de todos os 13 Campus. Os Campus do Norte do Mato Grosso nunca quiseram a separação, muito pelo contrário, lutamos e lutaremos por uma só unidade. Você citou que o norte enviou uma tese para mudar a reitoria, em parte isso é verdade, no entanto, esqueceu de mencionar que outras duas regionais também enviaram propostas. Será um esquecimento durante a sua pesquisa ou está querendo manchar um dos possíveis candidatos que pertence ao Campus do Norte. Outra coisa que você também não esclareceu é de onde saíram esses nomes? Já que nenhum dos cinco confirmam a candidatura. O Marion sintetizou muito bem como é a UNEMAT e como pode ser o pleito para a eleição para a reitoria. Informe-se melhor sobre a UNEMAT, para não cometer injustiças e erros em suas futuras publicações.

  • por Cacerense, em 05.03.2018 às 14:47

    Nossa, aqui as coisas são confusas mesmo né. Eu pensei que esse negócio de criar outra Faculdade era ideia do pessoal daqui de Caceres, tanto que no tal congresso tinha uma tese do professor. Não lembro do nome dele só sei que ele esta substituindo o reitor do campus aqui em caceres. Acho que é Samuel mas não tenho certeza. Mas ele propos a criação de três UNEMATs, uma do Pantanal, uma do Cerrado e outra da Amazônia e isso parecia legal. Agora, estão dizendo que isso é coisa de outro professor de outra cidade. eita coisa dificil de entender essa tal de UNEMAT hein. Mas tomara que esse reitor daqui de caceres ganhe as eleições e vire reitor da unemat toda né. Vamos torcer.

  • por Prof. José M. Guerreiro, em 05.03.2018 às 13:47

    Bom segue as manifestações da grande maioria eleitorea Candidatos: Celso Fanaia e Anderson - Simpaticos, acessíveis, competentes, grande idéias para o futuro, etc. Candidatos: Rodrigo Zanin e Ariel - (sem comentários para não gerar Memes). Candidata: Vera Maquea - (Competente, simpática mas ... órbita interestrelar) ou seja no vácuo. Esperamos ter ajudado.

  • por UNEMATIANO, em 05.03.2018 às 13:37

    CABE A COMUNIDADE ACADÊMICA VERIFICAR DE FATO O PERFIL DE CADA PROFISSIONAL..

  • por Marion, em 05.03.2018 às 12:43

    Sou professor tb da UNEMAT, da unidade de Sinop. A UNEMAT é constituída por 13 campi. A UNEMAT É diversa e tem sua organização multi-câmpus. Nessa medida, qualquer colega pode ser candidatato, desde que cumprindo o estatuto da Instituição. A questão fundamental é que qualquer campus e qualquer colega pode se dispor a função de reitorar a UNEMAT, não importando de qual unidade seja. Inclusive eu posso candidar-me. Todo pensamento fragmentário e ahistórico é prejudicial à toda Instituição, à nossa UNEMAT.

  • por Cacerense, em 05.03.2018 às 11:14

    Muito se escuta na cidade, e também se lê o que divulga a mídia. Penso que a comunidade eleitora da UNEMAT deveria estudar o HISTÓRICO DE CAda candidato. Um que não é do Campus de Cáceres ALÉM DE ESTaR SENDO PROCESSADO por IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA lutou no último CONGRESSO UNIVERSITÁRIO pra levar a SEDE DA REITORIA PRA CUIABA. Conseguiu, por enquanto levar 2 PRO REITORIAS "casualmente" as quais tem interesse caso sua intenção de ser reitor não consiga. O outro cidadao, tb. de outra cidade faz parte da turma que sempre quiz Dividir a UNEMAT e então ficar oytra reitoria no nortao. Se restar duvidas basta pesquisar nos arquivos historicos das lutas na UNEMAT.

 
Sitevip Internet