Notícias / Cidade

23/02/2018 - 11:13 | Atualizado em 23/02/2018 - 11:16

Jauru pára nos 17 anos da morte do Padre Nazareno

Por Jornal Correio Cacerense

RDNEWS

 (Crédito: RDNEWS)
O município de Jauru parou ontem, 22, feriado municipal, alusivo a morte do padre Nazareno Lanciotti, assassinado na paróquia em 2001, enquanto jantava na companhia de amigos.

A tragédia, que abalou a cidade, completou 17 anos e repercute até hoje e centenas de fiéis e devotos seguem até a localidade em busca de entendimento e renovação da fé.


Conhecido por sempre falar a verdade, Nazareno enfrentou diversos grupos políticos, latifundiários e não tinha medo de traficantes da região, pois combatia o tráfico diuturnamente.

Nascido em 1940, em Roma, no berço de uma família humilde e cristã, Nazareno entrou muito jovem para um seminário, onde estudou filosofia e teologia. Em junho de 1966, aos 26 anos, foi ordenado padre.

Chegou em Mato Grosso em 1972, onde foi pároco da Diocese de Cáceres e passou a trabalhar na evangelização na Operação de Mato Grosso. Em seguida, rumou para Jauru, onde fundou o Asilo “Coração Imaculado de Maria”, que ainda abriga cerca de 40 idosos da região.


Todos os anos, durante os festejos de Carnaval e antes do dia 12 de outubro, que celebra a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Lanciotti promovia retiros espirituais com membros do movimento, representando todos os Estados do Brasil.

Padre Nazareno foi morto covardemente na noite do dia 11 de fevereiro de 2001 quando jantava na Casa Paroquial em companhia de alguns amigos e dois bandidos encapuzados invadiram o local, ordenando ao padre para abrir o cofre da igreja, e como a paróquia não tinha cofre, um dos assaltantes disparou na nuca do padre e a bala alojou-se na coluna cervical.

No dia seguinte ao crime, Nazareno foi removido de avião para um hospital em Cuiabá onde ficou na UTI, sendo posteriormente transferido para a UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde veio a falecer dez dias depois. O corpo de Nazareno foi sepultado em Jauru, cidade onde viveu por 29 anos.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet