Notícias / Educação

21/02/2018 - 12:35

CRP-18 MT marca reunião para discutir mudanças curriculares nos cursos de Psicologia

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O CRP-18 MT, por meio da Comissão de Educação, Comunicação e Cultura, realizará no dia 24 de fevereiro uma reunião preparatória para o Encontro Nacional das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Psicologia. A proposta é mobilizar docentes, estudantes e profissionais para construir propostas para as novas diretrizes.

As faculdades localizadas no interior de Mato Grosso foram contatadas pelo CRP 18-MT para participarem do debate enviando propostas para serem apresentadas no encontro. É fundamental o comparecimento de todos os profissionais da área com o objetivo de maximizar o debate em âmbito local sobre as propostas de mudanças curriculares.  

O conselheiro e coordenador da Comissão de Educação, Comunicação e Cultura, Gabriel Henrique Pereira de Figueiredo, considera que as atuais diretrizes estão ultrapassadas e defende a discussão para que possa que as faculdades formem profissionais mais preparados para os atuais debates da sociedade.

"É preciso que haja discussões constante para a qualificação teórico-metodológica, ética e técnica dos profissionais. E por isto, antes de um encontro nacional, vamos trabalhar o que ocorre aqui, em Mato Grosso. Apresentarmos as nossas propostas e perceberemos as nossas falhas no ensino", esclarece Gabriel Henrique Figueiredo.

A presidente do CRP-18 MT, Morgana Moreira Moura, participará da abertura do evento que é aberto para psicólogas e psicólogos, docentes e estudantes. "Todos estão convidados para participar deste debate", convoca Morgana.

Durante o evento, os participantes irão formar grupos de trabalho que elaborarão as propostas a partir dos eixos temáticos: Concepção Geral da Formação; Perfil do Egresso; Metodologias de Ensino-aprendizagem; Sistema de Avaliação; Estágio; Pesquisa; Extensão; Licenciatura; e Educação à Distância (EaD).

No evento, após debates, 10 propostas serão selecionadas para encaminhamento ao Encontro Regional Centro-Oeste, a ser realizado em Mato Grosso do Sul, no dia 24 de março.

O encontro terá início às 8h, na Faculdade Católica de Mato Grosso (FACC), localizada na Rua do Seminário, 105, Cohab Dom Bosco, em Várzea Grande.

Nacional

Ao finalizar o processo de discussão, haverá o encontro nacional, marcado para dia 5 de maio, em Brasília. O evento é uma parceria entre o Conselho Federal de Psicologia (CFP), Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e a Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi). O tema do encontro nacional é: "Ano da Formação em Psicologia: Encontro Nacional das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Psicologia".

A proposta das novas DCNs, consolidada após o encontro nacional, será colocada em consulta pública nos sites do CFP, da Abep e da Fenapsi até 20 de maio. O resultado final, publicado em 30 de junho, será enviado aos conselhos nacionais de Saúde e de Educação.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet