Notícias / Saúde

21/02/2018 - 11:51

Agentes de Saúde e de Endemias vão se transformados em Técnicos de Enfermagem

Por Diário de Cuiabá

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Aproximadamente cinco mil agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE) vão receber qualificação para atuar como técnico em enfermagem, em Mato Grosso. A medida faz parte da nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), do Ministério da Saúde (MS), que prevê investimento da ordem de R$ 1,25 bilhão na formação dos agentes. 

No Estado, 4.984 ACS e ACE participarão do curso totalmente gratuito, livres de taxas, mensalidades ou quaisquer contribuições relativas à prestação do serviço, conforme o Ministério da Saúde. Um dos objetivos com a formação desses profissionais é ampliar o acompanhamento da saúde da população no atendimento que é feito nos domicílios e nas comunidades, reduzindo doenças. A atenção básica é a principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). 

A expectativa é de que a partir de março, os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias já possam dar início ao curso, que terá o prazo de dois anos (1.800 horas/aula) para concluir a formação. Conforme o Ministério da Saúde, em todo o país, serão mais de 250 mil vagas de qualificação. 

O curso será ofertado por instituições de ensino públicas e privadas do estado, habilitadas pelo Ministério da Educação (MEC) e habilitadas no Programa de Formação Técnica para Agentes de Saúde (PROFAGS). Para participar do programa, as instituições precisam se credenciar para indicar a quantidade de vagas possíveis de serem atendidas, por município de abrangência e por semestre. 

Após isso, as entidades encaminharão para avaliação do MS documentos que comprovem habilitação jurídica, regularidade fiscal e trabalhista, além de qualificação técnica e econômico-financeira. O edital, para as entidades interessadas em participar do programa, está disponível no site do MS(www.saude.gov.br). 

A ideia é que a medida permita uma ampliação do acesso à atenção básica, levando um atendimento de qualidade e com alta resolutividade à população brasileira, evitando custos desnecessários e assistência mais complexa. 

Após esta qualificação, os profissionais poderão fortalecer as ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças, passando a fazer curativos em domicílio, medir a pressão e a glicemia, entre outras atribuições que levarão atendimento primário à casa do paciente. 

Eles, também, poderão ajudar no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus da zika, dengue e chikungunya. Atualmente, segundo estimativa do Ministério, até 30% dos agentes que atuam no SUS já possuem a formação em técnico em enfermagem. 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet