Notícias / Educação

19/02/2018 - 06:54

Em Cáceres, especialista dá dicas para se preparar para o Vestibular e Enem

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Para ter sucesso no vestibular e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é necessário que os candidatos comecem os estudos com antecedência. Quanto mais cedo o aluno iniciar revisões e resolução de provas, mais preparado deverá estar para os concursos.
 
Entre as dúvidas mais comuns estão como organizar a rotina, quantas horas é preciso por dia para estudar e se é possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo. De acordo com Gabriel Leite Garcia, professor e diretor do GARRA Vestibulares, de Cáceres, o primeiro passo é definir qual o seu perfil de aluno. "Algumas pessoas aprendem mais assistindo às aulas, outras são autodidatas. O aluno precisa de autoconhecimento para elaborar a melhor estratégia de estudo. No GARRA temos um método que ajuda alunos com diferentes perfis, por isso, fazer o curso pré-vestibular tem um resultado comprovado", explica.
 
A segunda etapa é a montagem de um cronograma de estudos. É preciso definir em uma tabela os horários para assistir às aulas, praticar exercícios de resolução de provas anteriores e revisar conteúdos. O ideal é que o cronograma seja feito de segunda-feira a domingo e inclua também horários de descanso e exercício físico. Quem precisa trabalhar terá o desafio extra de organizar a rotina.
 
A terceira dica é manter a rotina de estudos, cumprindo o cronograma estabelecido. É preciso fazer os exercícios das aulas assistidas e não atrasar a leitura dos materiais. Mais perto da data da prova do vestibular, o candidato deve apostar nas revisões de conteúdos, se possível assistindo aulões. 
 
Outra dica é manter-se atualizado com a leitura de jornais, revistas e sites de notícia. Com a leitura crítica, o candidato terá mais conhecimento também para fazer a Redação - a proposta é tentar escrever pelo menos um texto por semana e corrigi-lo.
 
Simulados também ajudam. "No GARRA, o aluno faz um simulado presencial por mês para testar os conhecimentos que adquiriu e para descobrir em quais questões teve mais dúvidas. É uma das melhores formas de se treinar para o vestibular, pois o estudante aprende mais e ganha confiança para a prova", explica o professor Gabriel.
 
A última dica é não perder o foco com atividades extras. De preferência, o aluno deve diminuir o tempo gasto com hobbies e estabelecer um horário para o uso de internet e redes sociais. Aplicativos de celular podem ser uma fonte de distração. Para evitar interrupções, o candidato pode estudar em locais silenciosos como bibliotecas, de preferência sozinho. Dedicar-se aos estudos para o vestibular, com cuidados também para a saúde, contribui para o aumento das chances de aprovação.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet