Notícias / Politica

18/02/2018 - 10:14

Notas frias somem e inquérito contra deputado Ezequiel é prorrogado

Por Marcelo de Moraes/Estadão

Popular Online

 (Crédito: Popular Online)
A Polícia Federal adiou a finalização do inquérito policial que investiga um esquema de emissão de notas fiscais falsas que beneficiaria, supostamente, deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O adiamento é devido ao sumiço de arquivos que continham justamente as notas que comprovariam a prestação de contas.
 
O pedido foi feito pelo delegado da Polícia Federal, Wilson Rodrigues de Souza Filho, que encaminhou o pedido de prorrogação para a Procuradoria Geral da República (PGR) conforme o site Ponto na Curva. De acordo com ele, a Assembleia afirmou que não teria em seus arquivos uma das notas fiscais exigida pela PF no valor de R$ 5,2 mil.
 
A nota seria da empresa G.B. de Oliveira ME, de fevereiro de 2014, apresentada pelo ex-deputado estadual e atualmente deputado federal, Ezequiel Fonseca (PP). O parlamentar foi inclusive indiciado no Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de compor esquema de desvio de recursos da Assembleia Legislativa.
 
Entre 2011 e 2014, período em que Ezequiel Fonseca foi deputado estadual, os gastos dos parlamentares eram ressarcidos mediante a apresentação de notas fiscais e suas respectivas prestações de contas. Em depoimento prestado na sede da Polícia Federal em Brasília (DF), no dia 7 de dezembro do ano passado, Fonseca afirmou que nunca ouviu falar, não conhece e nunca teve contato com Vinicius Prado Silveira e Gabriela Brito Silveira de Oliveira e nem a empresa GB de Oliveira Comércio, que consta nas investigações como emissora de dezenas de notas frias para gabinetes de deputados da legislatura passada.
 
Vinicius Prado Silveira foi ouvido duas semanas antes de Ezequiel Fonseca, na sede da PF em Cuiabá. Ele é ex-servidor da Assembleia Legislativa e réu na operação Metástase, deflagrada em setembro de 2015 pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), quando chegou a ser preso.
 
Em relação às notas emitidas em favor do gabinete de Ezequiel Fonseca, ele afirmou que recebia orientações e repassava as notas para a chefe de gabinete de nome “Joyce”, a quem o parlamentar confirmou ter sido sua funcionária, sem se recordar em qual período de seu mandato, já que chegou a ter 3 chefes de gabinetes diferentes. Conforme o deputado, eles eram os responsáveis pelos procedimentos de prestações de contas e ressarcimentos, os quais negou ter destruído.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por MOSSUETO, em 18.02.2018 às 19:08

    Simples, simples, se a PF não conseguir puni-lo, nós eleitores, que somos os reais donos dos mandatos, vamos varrer esse traste de qualquer cargo que pleitear, inclusive a uma cadeira na Câmara Municipal de Reserva do Cabaçal-MT, onde pelo baixo numero de eleitores (pouco mais de hum mil eleitores), com uma centena de votos o candidato é dono da cadeira, mesmo assim tenho certeza que não terá essa cadeira, para ele aprender a respeitar o eleitor Mato-grossense, pois para quem luta em uma sala de ensino fundamental e uma rocinha de alguns hectares, conseguiria chegar onde chegou, seguindo caminho sério? A prova está ai, e nós mato-grossenses, temos a caneta para apagar essa repugnância da nossa politica, pois se esse processo vingar, ele já terá terminado esse mandato e reeleito em outro, então vamos rapidinho na primeira tentativa de reeleição, VAMOS BAIXAR O CACETE NELE

  • por Junior, em 18.02.2018 às 10:51

    Sumiu ????? Impressionante né ???? Quem irá investigar ao pé da letra isso ? Ou este processo irá se arquivar igual tantos outros dessa politicagem porca que reina em Mato Grosso ?

 
Sitevip Internet