Notícias / Educação

16/02/2018 - 17:02 | Atualizado em 16/02/2018 - 17:18

Vice pede 15 dias para responder demandas da Educação

Por Assessoria/SSPM

ASCOM/PREFEITURA

Elina Monteiro do SSPM entregando a pauta de reivindicações (Crédito: ASCOM/PREFEITURA)

Elina Monteiro do SSPM entregando a pauta de reivindicações

Mesmo debaixo de muita chuva, dezenas de profissionais da educação, liderados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM), foram até a sede da Prefeitura Municipal de Cáceres, nesta quinta-feira, 15, conversar com o prefeito Francis Maris (PSDB) e sua equipe, sobre uma série de reivindicações que já vem sendo solicitadas há anos, entre as quais, a entrega de um dossiê com relatórios, ofícios e fotografias sobre a atual situação das estruturas físicas das escolas municipais, os pagamentos integrais do RGA de 2017 (com o retroativo de janeiro) a todos os servidores e a aplicação do percentual estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) para o piso salarial dos professores que é de 6,81%.

Como sempre tem agido, o prefeito ignorou a presença expressiva dos servidores e mandou seus principais assessores recebê-los, entre eles, a vice-prefeita Eliene Liberato Dias, que assumiu esta semana a Secretaria de Educação.

Depois de ouvir os servidores, ela comprometeu-se que, no prazo de quinze dias receberá uma comissão representante de servidores e Diretoria do SSPM e responderá toda a pauta de reivindicações da categoria.

Principalmente sobre as condições das escolas que tem previsão para início do ano letivo para dia 26, com a discussão do Calendário Letivo com o coletivo dos profissionais da educação, respeitando as particularidades de cada comunidade escolar e primando pela legalidade.

Assim como a retomada e aprovação do PCCS (Plano de Cargos, Carreiras E Salários) dos Servidores em geral e a garantia de seus direitos no pagamento da Revisão Geral Anual de 2018.

Sobre a questão do pagamento do percentual do piso salarial dos professores, o secretário de Governo, Wilson Kishi, sugeriu que no final do primeiro quadrimestre, em maio, o município mande para a Câmara de Vereadores uma proposta de emenda à Lei, para depois pagar os 4,74% restantes, bem como os retroativos desde janeiro/2018.

Os profissionais da educação refutam esse posicionamento, considerando que a data base é janeiro de cada ano, e que a prefeitura precisa planejar para cumprir a legislação e garantir os direitos dos profissionais.

Durante a reunião, cobrado sobre a regularização e regulamentação do adicional de insalubridade e periculosidade, o secretário de Administração, Maikon Carlos de Oliveira anunciou que o município já fez parceria com o SENAI para a realização do Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) e o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), para implantar e pagar o adicional, atendendo uma das antiga reivindicação do SSPM,  em um cumprimento a um TAC feito com TRT/MT.

Ainda durante a reunião, o pronunciamento do Controlador Arnaldo Traldi, revoltou os servidores, quando, em tom de ameaça disse que em um eventual estouro do limite de gastos com pessoal, a atual adminstração pode promover demissões de servidores, especialmente os não estáveis e os recém-empossados no concurso.

Os servidores, assim como todas as outras vezes que procuraram a administração, seja por ofício, ou por mobilização, mais uma vez deram seus votos de confiança a gestão e na confiança que, no máximo, em 15 dias, terão respostas as suas reivindicações.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por são lourenço sem demagogia..., em 17.02.2018 às 10:04

    Sempre foi assim essa forma de dialogar dessa administração que tem paixão em administrar... Com chibatas, ameaças, torturas psicológicas, defendem quem quiser esse ditador que esta nessa prefeitura, mas que ele é sim um insensível sem um mínimo de educação e de respeito com o próximo e alguns dos seus pau-mandados também...

  • por Professor indignado, em 17.02.2018 às 07:56

    Arnaldo Traira só esqueceu de dizer que antes de demitir os servidores tem que demitir os comissionados, não só da prefeitura mas também da autarquia, o cabide de emprego com os melhores salários do município. Esse Arnaldo esquece que é servidor também, e vai ser um dos maiores cabos eleitorais contra o sucessor que o Francis quiser colocar na prefeitura.

  • por joao, em 16.02.2018 às 23:17

    Vai mudar nada! Nao ira resolver o problema da Educação simples! E nunca mais consegue se eleger a Prefeita/Vice ou a cargo de vereador! Infelizmente ela não tem perfil para cobrar!

 
Sitevip Internet