Notícias / Cidade

15/02/2018 - 08:12

Termina hoje consulta pública para uso de parque estadual em Vila Bela

Por Rose Domingues | Sema-MT

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apresenta à sociedade mato-grossense a Consulta Pública sobre o uso público do Parque Estadual Serra Ricardo Franco (PESRF), que estará disponível para contribuições da sociedade entre os dias 30/01 e15/02 por meio do formulário digital neste link. Participe!
 
A Consulta Pública sobre o uso público do Parque Estadual Serra Ricardo Franco tem por objetivo ampliar a discussão, dar publicidade e transparência, obter informações, opiniões e críticas da sociedade e embasar a tomada de decisão do poder público.
 
A regulamentação do uso público faz parte do plano de ação para implantar de forma efetiva a unidade e atende à cláusula sétima do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) n° 005/2017, firmado entre o Estado de Mato Grosso e o Ministério Público do Estado (MPE). O objetivo é oferecer melhor estrutura de segurança às pessoas, além de permitir a conservação da biodiversidade do parque.

Conforme o coordenador de Unidades de Conservação da Sema, o capitão da PM Jean Holtz, o instrumento normativo regulamentará, em caráter provisório, o uso público do PESRF até a elaboração final do Plano de Manejo, visando especialmente disciplinar a visitação das cachoeiras e demais pontos turísticos tradicionalmente frequentados com o fim de evitar/minimizar a poluição oriunda da visitação desordenada.
 
Plano de ação
 
A demora de 20 anos para a implantação efetiva do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco gerou várias reuniões envolvendo MPE, Governo do Estado, Assembleia Legislativa e produtores que possuem propriedades na área, mas agora unifica esforços para a garantia da preservação ambiental e também da exploração sustentável dos recursos naturais da região.
 
Esses debates resultaram no TAC que prevê a elaboração de um plano de manejo florestal em 21 meses; realização de diagnóstico fundiário num prazo de 14 meses, com a apresentação posterior de um cronograma para regularização fundiária dos imóveis e desocupação das áreas ocupadas irregularmente; georreferenciamento e sinalização do entorno do parque, realização de atividades de fiscalização, criação de um conselho consultivo e a normatização do uso público do local, entre outras.
 
Sobre o parque
 
O Parque Serra de Ricardo Franco é uma unidade de conservação que pertence ao grupo de proteção integral, ou seja, no espaço pode ser feito apenas o uso indireto com ações de turismo ecológico, com passeios, trilhas e educação ambiental.
 
Foi criada pelo decreto nº 1.796, de 4 de novembro de 1997. Possui 158,6 mil hectares de extensão, contendo em seu interior centenas de cachoeiras, piscinas cristalinas, vales e uma vegetação que reúne floresta Amazônica, Cerrado e Pantanal, com espécies únicas de fauna e flora, algumas ainda desconhecidas da ciência. Também fica nele a cachoeira do Jatobá, a maior do Estado, com 248 metros de queda. Faz divisa com o Parque Nacional de Noel Kempff, em Santa Cruz, Bolívia, que é umas das referências mundiais em trilhas de longo percurso e de aventura.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet