Notícias / Cidade

10/02/2018 - 08:51

Projeto desenvolve leitura com 33 reeducandas da cadeia de Cáceres

Por Raquel Teixeira | Sejudh/MT

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Reeducandas da unidade prisional feminina de Cáceres começaram a participar do Projeto Reler, de remição de pena pela leitura. A iniciativa é desenvolvida pelo Centro de Referência em Direitos Humanos da Sejudh no município, em parceria com o Departamento de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso, e envolve 33 recuperandas.

O projeto incentiva a leitura, interpretação, análise linguística e produção de textos como relatórios e resenhas críticas, tendo como ponto de partida, desenvolver o hábito de ler. Conforme prevê recomendação do Conselho Nacional de Justiça, a reeducanda terá o prazo de 21 a 30 dias para a leitura da obra, apresentando ao final do período resenha a respeito do assunto, que será avaliada pela comissão organizadora do projeto.

A leitura de obra e produção da resenha possibilita a remição de quatro dias na pena e ao final de até 12 obras efetivamente lidas e avaliadas, a possibilidade de remição de 48 dias, no prazo de um ano. 

A Recomendação n. 44/2013 CNJ propõe ainda que as unidades prisionais estabeleçam projetos específicos de incentivo à remição pela leitura. A possibilidade de remir a pena por meio da leitura já é realidade em diversos presídios do país. 

O projeto de extensão é coordenado pela professora Nancy Lopes Yung da Unemat. 

A unidade prisional de Cáceres tem atualmente 47 reeducandas custodiadas. A direção da cadeia feminina viabilizou cursos de qualificação como corte e costura e assentamento de cerâmico e ladrilhos com orientação do Senai, além das aulas formais pela Escola Nova Chance.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Danilo Rabecchi Filho( Corintiano), em 10.02.2018 às 10:20

    Bravo!!!Bravíssimo!!! Projeto Reler - Centro de Referência em Direitos Humanos da Sejudh no município, em parceria com o Departamento de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso e coordenação da Prof.ª Dr.ª Nancy Lopes Yung.

 
Sitevip Internet