Notícias / Politica

06/02/2018 - 08:45 | Atualizado em 07/02/2018 - 07:49

Pastorello defende pagamento integral de reposição inflacionária à professores

Por Assessoria

Arquivo/Ilustração

 (Crédito: Arquivo/Ilustração)
Diretores e professores da rede municipal de ensino lotaram a Câmara Municipal de Cáceres nessa sessão do dia 05.02, reivindicando melhorias nas escolas e pagamento integral do RGA da Categoria, que foi fixado por portaria do MEC em 6,81%. A proposta do Executivo é de RGA igual aos outros servidores, de 2,07%.

Para o vereador Cézare Pastorello (PSDB), as reivindicações são totalmente pertinentes, em especial, o RGA, a nova Lei de Gestão Democrática e as condições das escolas.

"Eu mesmo havia sugerido ao prefeito que o RGA para todos os servidores fosse maior do que o piso da inflação, uma vez que aprovamos leis orçamentárias, para este ano, com significativo incremento de arrecadação. No entanto, na questão educacional a situação é diferente, pois são utilizados recursos do Fundeb, ou seja, recursos federais. Quanto à situação das escolas, eu posso dizer que sinto na pele, porque tenho todos os meus filhos estudando em escolas públicas. Então, eu sei exatamente o que acontece quando a minha filha de 6 anos diz que o banheiro não tem vaso, ou quando não tem água, ou quando a fossa está entupida. Logo, é meu dever de vereador e dever de pai participar da questão escolar do município." Argumenta o vereador Cézare Pastorello.

O vereador ainda argumenta que para haver desenvolvimento social, e depois econômico, é preciso haver investimento nas creches e escolas, em atenção especial à primeira infância. "A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, em um trabalho em conjunto com a Universidade de Harvard e a USP, apresentou os resultados de um brilhante estudo sobre os efeitos positivos da educação de qualidade na primeira infância, ou seja, de 0 a 6 anos. É nessa fase que se define o desenvolvimento do cidadão, ao contrário do que a maioria imagina. Então, sendo a educação infantil obrigação do município, não podemos perder o foco das creches e escolas."

Para o vereador, o município deveria adotar o mesmo empenho, em relação às escolas, que tem em relação ao FIPe. "Para a realização do FIPe é comum vermos todas as secretarias e até a sociedade da cidade engajadas em realizar o evento. Não vemos isso acontecer em relação às escolas municipais. Então, penso que devemos ter como meta escolas Padrão FIPe. Esse deve ser nosso posicionamento." Finaliza o vereador.

Em uso da palavra, o prefeito Francis disse que não deu o RGA integral dos professores por conta da lei de responsabilidade fiscal, por estar no limite de despesas com pessoal. O prefeito ainda informou que fará uma nova análise no fim do primeiro quadrimestre, e, se houver margem para aumento, fará a correção pelo índice do piso nacional.

A Comissão de Educação da Câmara, composta pelos vereadores Cláudio Henrique (PSDB), Wagner Barone (Podemos) e Elza Basto (PSD) se comprometeu em monitorar os índices de comprometimento com pessoal do município para ver o melhor momento para concessão do RGA integral.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por PEDRO, em 15.02.2018 às 11:43

    Parabéns vereador Pastorello, vossa excelência corresponde a 80% da produtividade de todos os projetos de lei da câmara municipal. Desde o século passado não existe parlamentar igual em toda região oeste. Ninguém joga pedra em arvore que não da fruto, continue a sua jornada.

  • por denio, em 06.02.2018 às 18:57

    so balela desses vereadores todos estão na ão do alcaide faz oque e de interesse deles e principalmente do alcaide.

  • por Paulo, em 06.02.2018 às 16:11

    Esse ano vamos tanto político defendendo trabalhadores. Que legalllll

  • por joao, em 06.02.2018 às 12:05

    Ta de sacanagem? sinto na pele, porque tenho todos os meus filhos estudando em escolas públicas? toma vergonha e paga escola particular para seus filhos porque dinheiro você tem e recebe de 2 cargos, então nao vem de conversinha nao para tentar enganar eleitor porque ate agora vc e os outros vereadores não fizeram M@#$% NENHUMA!

 
Sitevip Internet