Notícias / Saúde

01/02/2018 - 09:57

Governo lança campanha contra Hanseníase, mas deixa fechar hospital referência em Cáceres por falta de repasse

Por Larissa Malheiros/Muvuca Popular

GCOM

 (Crédito: GCOM)
O Hospital O Bom Samaritano de Cáceres que é referência em atendimento para os casos de Hanseníase mantém as portas fechadas há quase três meses por falta de repasses do governo do Estado. Mesmo assim, o governo lançou o Plano Estadual de enfrentamento da doença.

A unidade que atualmente não atende novos pacientes está desde março do ano de 2017, sem receber os repasses federais encaminhados para o programa de combate a Hanseníase. Isso porque, o hospital recebe a verba via executivo estadual que é ordenador de despesa da união. 

No início de janeiro, a Secretaria de Saúde (SES) pagou R$ 117 mil reais para a unidade como auxilio imediato, e ainda cobrou que assinassem recebido. Porém, não realizaram nenhuma quitação dos valores que se encontram em aberto. 

Com isso,a situação do O Bom Samaritano é  precária, a ponto do prefeito da cidade Francis Maris e outras personalidades políticas realizarem uma ação solidária, para arrecadar fundos e realizar o pagamento dos funcionários e custeios da unidade.

Enquanto isso,  governador Pedro Taques e o secretário de Estado de Saúde, Luiz Soares, assinam uma portaria instituindo o Plano, com ações para serem executadas até o ano 2020. 

As atividades previstas no plano são voltadas para o fortalecimento da rede de atenção à Saúde; para a Atenção Primária; Atenção Ambulatorial Especializada; Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência; Rede de Autocuidado e Reabilitação em Hanseníase Estadual e Regional e de Educação e Comunicação em Saúde.

Porém, com a unidade fechada para novos pacientes, é impossível realizar a estratégia do governo. 

Os dados parciais para a doença no Estado, registrados pela SES, mostram que em 2017, a proporção de cura foi 74,2% e a proporção de abandono foi de 6,9%. Mato Grosso ainda ocupa o topo do ranking de ocorrências de hanseníase no País.

O Bom Samaritano

Fundado no dia 10 de dezembro de 1972, por freis holandeses em Cáceres, o Hospital O Bom Samaritano é o único em Mato Grosso referência no tratamento de doenças dermatológicas como hanseníase, leishmaniose,pênfigo, (fogo selvagem) e úlceras alérgicas dentre outros. Atualmente, a unidade recebe doações dos segmentos da sociedade organizada.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por JUNIOR, em 02.02.2018 às 08:42

    GOVERNO DE VARIAS CARAS, SEM COMRPOMISSO E SEM VERGONHA, POLITICOS DE POLITICAGEM ORIENTADOS PELOS SEUS PARTIDOS, SIGLAS QUE MANIPULAM PARA ARRANCAR VOTOS DE MENOS AVISADOS E CONTINUAREM COMO PARASITOS SUGANDO OS IMPOSTOS QUE PAGAMOS. POLTICOS DE MATO GROSSO PRECISA DE MAIS VERGONHA NA CARA, SEREM MAIS DIGNOS, ACORDAREM PARA VIDA E COMECAREM A TEREM NOCAO DA FEZES QUE SAI DA BOCA DISFARCADA DE PALAVRAS QUE NAO SE CUMPRIRAO.

 
Sitevip Internet