Notícias / Politica

15/01/2018 - 10:02 | Atualizado em 15/01/2018 - 11:42

Maioria da população reprova primeiro ano dos novos vereadores de Cáceres

Por Sinézio Alcântara

Arquivo/Ilustração

 (Crédito: Arquivo/Ilustração)
O primeiro ano da gestão dos vereadores eleitos em 2016 empossados no dia 1 de janeiros de 2017 não agradou a maioria da população. É o que aponta uma enquete realizada pelo Jornal Expressão, um ano após a posse. De 11 pessoas entrevistadas oito afirmaram que os atuais vereadores não corresponderam às expectativas, uma disse que “estão se saindo bem” e duas disseram que o primeiro ano foi dos legisladores cacerenses foi “regular”.

A enquete foi realizada de 8 a 11 de janeiro. Foram ouvidas pelo jornal representantes de várias categorias. Na avaliação do professor universitário, Dimas Santana Neves, os vereadores não corresponderam às expectativas. “Falta mais democratização da Câmara com as outras instituições. Além disso, estão agindo de forma individualizada, com pouca produtividade. Também esqueceram de olhar para os bairros. Em síntese, ainda não disseram a que vieram”.

O contabilista Carlos Mota disse que “não sabemos o que realmente estão fazendo. Até agora, depois de um ano, não apresentaram nenhuma ação mais contundente que beneficie a população. Pelo menos, no primeiro ano, não justificaram o voto recebido. É uma Câmara fraca. Creio que se continuarem assim serão vereadores de um mandato só” disse apostando em uma nova renovação do legislativo na próxima eleição.

O delegado de polícia Alex de Souza Cuiabano, diz que não acompanha o dia a dia da Câmara Municipal.

Porém, segundo ele, chama a atenção, a falta de critérios para cessão de homenagens pelos vereadores. “Não sou contra os agraciados. Mas, creio que deveria haver critérios. Estão homenageando pessoas,  com pouco ou quase nenhum serviço prestado a cidade, gente com  60 dias em Cáceres. Banalizaram. Uma politicagem pura. Virou circo”.

Para o arquiteto Gilberto Guimarães, responsável pelo projeto arquitetônico da ZPE, o desempenho dos vereadores, no primeiro ano de gestão, foi regular. “Não é uma Câmara totalmente ruim. Existem dois ou três vereadores que se sobressaem. Os demais estão passando despercebidos. Mas creio que, devem melhorar.
Estão pecando, no que se refere à fiscalização. Nisso estão deixando a desejar. Digo que é uma Câmara regular”.

“Olha, a maioria desse pessoal, é só conversa. Quem eu sei que está trabalhando nessa Câmara são os vereadores Zakarquim e o Zé Torres” avalia a engenheira agrônoma Elen Rocha, proprietária da empresa Plan Rural. O pastor evangélico da Igreja Assembleia de Deus, Izaque Barbosa é mais cauteloso. Ele diz que “eles ainda não apresentaram grandes ações. Mas acho que, estão primeiro arrumando a casa para depois mostrar serviço”.

Técnico em segurança do trabalho, Orlando Pereira do Couto disse que “eu posso estar enganado, mas até agora não conheço nenhum projeto de relevância apresentado por esses vereadores. Se estão fazendo alguma coisa, não estão divulgando. Não vejo nada em jornais, em rádios ou em televisão. Para mim, até agora não teve nenhum resultado satisfatório”.

Na mesma linha de raciocínio aparece o comerciante Gabriel André, proprietário do bar e mercearia “Canto da Sereia”. “Eu achei que seriam melhores dos que da legislatura passada. Mas, pelo que parece, são todos iguais. Os vereadores em quem votamos nunca mais apareceram no bairro (Cidade Alta). Se eles estão fazendo alguma coisa, está em segredo porque, eu não vejo nada na imprensa”.

O pedreiro Mauro Farias, também conhecido por “Pitel” é outro que demonstra insatisfação com a atuação da Câmara. “Ali quem ainda está mostrando serviço são os vereadores Claudio Henrique, Zé Torres, Zakarquim e Valdeníria os demais, como diria o Café no Bule, só estão mamando deitado, igual leitão novo. Ou fazendo ação de interesse próprio. Se estão fazendo alguma coisa, não estão mostrando a população”

Dona de casa, Sandra Vieira da Costa, avalia que “a atuação desses vereadores está aquém do necessário. A gente não vê nenhum projeto de maior relevância. A maioria dos vereadores sequer aparece em manifestações públicas. Alguns, quando manifestam, fazem através de redes sociais, principalmente Whatsapp. Para pedir votos eles procuram as casas e fazem reuniões. Depois que elegem, fazem contato pelo Whatsapp. Ridículo”.

Único que se manifestou totalmente favorável aos vereadores, o desportista Edmilson Baianinho, disse que “para mim os novos vereadores estão fazendo um bom trabalho. Quem acompanha as sessões sabe que são muitas indicações e projetos em benefício da população” disse acrescentando que “o povo hoje está mais confiante nos seus representantes na Câmara. Creio que estão correspondendo com as expectativas”.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Rafaela, em 16.01.2018 às 09:10

    ESTOU COM A MAIORIA. E PARA QUE 15 SENDO QUE NENHUM REPRESENTA NADA.PARA QUE O SALARIO NO VALOR QUE RECEBEM SENDO QUE MAIORIA DA POPULACAO ASSALARIADA RECEBE SALARIO MINIMO, ABUSIVO E DESPROPORCIONAL COM O TRABALHO QUE EXERCEM E APRESENTAM

  • por Suely, em 15.01.2018 às 20:14

    aaaffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff nem me fale desses vereadores

  • por JR, em 15.01.2018 às 20:04

    nas ruas so falam em uma so voz sobre estes vereadores, revolta, repudio, indignacao, sao umas das poucas das palavras que a populacao sente, politicagem feita de cena, atuacao, a globo esta perdendo de contratar esse povo para atores, politica de blablabla, conversa fiada, conversa mole, politica de ilusao, de levante de poeira. Eu como cidadao deixo aqui minha indignacao, insatisfacao, repudio, revolta para com esta camara. Acredito que falo aqui tambem pelos tantos outros cacerenses que nao tem acesso porem mesmo assim estao descontentes ate mais que a minha pessoa.Pior que tem uns que esta querendo se candodatar, politica que nao tem vergonha de nao ter acoes e crer que possa vir ser eleitos.

  • por ARLINDO, em 15.01.2018 às 18:29

    ate agora so aumentaram os proprios salários. nos nao esquecemos. nas proximas eleições nos nos acertamos, nas urnas,

  • por junior, em 15.01.2018 às 13:11

    Com certeza, e se continuar assim irão ser mais reprovados ainda, a população esta revoltada com a incompetência. Dr. Alex cuiabano esta certíssimo, Arquiteto Gilberto creio que amenizou pq a situação eh irregular sim.Pastor, so se tiverem arrumando a casa deles....Orlando se tivessem fazendo algo estavam fazendo um carnaval, so blablabla que fazem.Gabriel, iguais ou pior?.Pitel, so estão levantando poeira, blablabla.Dona Sandra, o objetivo era mamarem deitados mesmo, esta e a realidade.Ainda existe eleitores cegos, surdos e mudos, por isso a politicagem impera em caceres a décadas.

  • por Ronann de oliveira, em 15.01.2018 às 12:36

    Cada pessoa que deu o seu relato de qual é o mais trabalhador e o menos trabalhador puxou saco para pessoa que o ajudou ou trabalha na mesma áreas é claro algum desses vereadores foram secretário em gestão passada, a pessoa que recebeu uma “”ajudinha” vai falar que é o único que está trabalhando... e por aí vai , vereador não é para dar ajuda pessoal e sim para o povo deveriam perguntar primeiro qual é o serviço de um vereador.

 
Sitevip Internet