Notícias / Saúde

26/12/2017 - 10:09 | Atualizado em 26/12/2017 - 10:10

Cáceres registra mais de 100 casos de conjuntivite em pouco mais de 20 dias

Por Joner Campos

Durante o verão é comum que doenças como micoses, brotoeja, bicho geográfico e a conjuntivite se manifestem com mais frequência. Olhos vermelhos e irritação. Esses são alguns dos sintomas mais comuns da conjuntivite, inflamação na conjuntiva, a membrana que envolve o globo ocular e a parte interna das pálpebras. O problema pode ocorrer durante todo o ano, mas registra mais casos no verão e no inverno.

Segundo os dados da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), são 22 municípios de Mato Grosso com alerta contra surtos de conjuntivite neste ano. Cuiabá e Várzea Grande concentram os casos. Somente na capital são mais de 500 casos em dezembro.

De acordo com o Coordenador do Pronto Atendimento em Cáceres, Marcelo de Oliveira Maciel, somente nesses últimos vinte dias foram mais de 100 casos de conjuntivite que passaram pelo PAM, sem contar os casos registrados nos PSFs em Cáceres.

A conjuntivite viral é a mais comum e cerca de 95% dos casos da doença são deste tipo, principalmente nesta época, quando o calor e a umidade favorecem a disseminação do vírus.

Normalmente, a doença ocorre em um ou nos dois olhos e é caracterizada por vermelhidão, secreção esbranquiçada ao acordar e sensação de corpo estranho. O tratamento, consiste em aplicar compressas (água ou soro fisiológico) geladas.  
 
Precauções  
 
A Coordenação de Vigilância em Saúde orienta a população a reforçar os cuidados de higiene das mãos e ao sentir os sintomas ir até a unidade básica de saúde mais próxima e imediatamente, pois o contágio é muito rápido colocando em risco outras pessoas do convívio da pessoa doente.

Devemos seguir algumas normas de prevenção e higiene:
-Evitar piscina de academias e clubes devido à quantidade de pessoas que utilizam;
-Evitar aglomerações;
-Lavar o rosto e as mãos com frequência (use álcool em gel);
-Não coçar os olhos com as mãos, então, se preciso, utilize lenço de papel;
-Não compartilhar esponjas e maquiagens;
-Trocar as roupas de cama, principalmente, as fronhas e as toalhas;
-Prefira as toalhas e lenços de papel.  
 
Tratamento  
 
O tratamento depende para cada tipo de conjuntivite.  A conjuntivite viral é tratada com compressas de água fria e colírios lubrificantes; já a conjuntivite bacteriana é tratada com colírios e antibióticos.  A conjuntivite alérgica é tratada com o afastamento do agente causador e cuidados com a higiene.  Para todos os casos, um especialista deve ser consultado para identificar e indicar o melhor tratamento.    

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet