Notícias / Saúde

03/12/2017 - 07:59 | Atualizado em 03/12/2017 - 09:42

CTA diz que tem mil pessoas com AIDs em Cáceres e região

Por Jornal Correio Cacerense

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Trinta anos depois da instituição do Dia Internacional da Luta contra a AIDS em uma Assembléia realizada na ONU em outubro de 1987, as campanhas preventivas contra as DST’s, mais propriamente o vírus HIV, continuam, com destaque ao dia D, 2 de dezembro, data afim, registrada no calendário.

Como faz anualmente em Cáceres nesta data, a Secretaria Municipal de Saúde aciona sua equipe no bunker central, realizando testes rápidos; atendimentos gerais, orientações, pedágios, entrega de folders e panfletos sobre a AIDS e similares, com apoio da Unemat.


O trabalho objetiva não apenas informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença, (conscientização), mas também auxiliar no combate contra o preconceito que os soropositivos, portadores de HIV - vírus humano de imunodeficiência - sofrem na sociedade por causa da doença.

Conforme Evanilda Costa do Nascimento Félix, coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) SAE ( Serviço de Atenção Especializada) até o meio dia de ontem, 19 pessoas tinham passado pelo teste rápido e outras 17 haviam deixado sua ficha para o período vespertino, no stand  montado da Avenida 7 de Setembro.

A equipe da saúde municipal, (Evanilda, a psicóloga Nathiene Silva Pinto e a enfermeira Elaine Alves Carvalho e uma nutricionista), esteve a postos durante toda a sexta feira, apoiada por voluntários com pedágio no cruzamento da avenida entregando folders etc. 

Conforme a psicóloga Nathiene, encontram-se registrados no CTA/SAE de Cáceres, 346 casos positivos de HIV, dos quais, 202 locais e 144 englobando a região, estimando-se em mais de 1.000 casos regionais, considerando-se a lógica de três por cada diagnosticado. 

A enfermeira Elaine Carvalho, ilustrou que a sigla AIDS vem do inglês Acquired immunodefiecience syndrome, que em português significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e que o vírus da AIDS (HIV) destrói as células brancas do organismo, responsáveis em proteger e combater doenças no corpo humano. A única forma de se evitar o contágio, conclui, ainda é o uso do preservativo.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Eduardo, em 03.12.2017 às 13:19

    Falou tudo Júnior, nossa população precisa de orientação preventiva. Universidade não conscientiza alunos para serviço comunitário e os políticos da politicagem c... e andam para o povo, só levantam poeira para chamar atenção de vez enquando para dizer que fazem alguma coisa. A coisa tá feia, a coisa tá preta. Essa conscientização tem que ser em conjunto, área da saúde, universidade, políticos, comunidade, igrejas, escolas, todos em prol de todos, sem demagogia barata e sem hipocrisia.

  • por Junior, em 03.12.2017 às 10:16

    Não vemos em cáceres uma campanha da saúde em ação preventiva, sai em viagem e vi em uma outra cidade alunos de uma universidade pública fazendo campanha de prevenção, orientando, conscientizando a população, mais a senhora Unemat aqui parece que quer formar alunos de consultorio, não vemos alunos da área da saúde engajados em ações, não vemos movimento deste povo com a comunidade! Enfim, falta mais interesse, preocupação com a comunidade tanto de órgãos público relacionados à saúde, políticos que só visam o próprio umbigo e bolso e vergonha na cara para criarem ações de Combate !

 
Sitevip Internet