Notícias / Politica

26/11/2017 - 10:20

Leonardo diz que soltura de Gilmar Fabris foi legal

Por Janaiara Soares/ A Gazeta

Marcio Lopes

 (Crédito: Marcio Lopes)
O presidente da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual, Leonardo Albuquerque (PSD), o Dr Leonardo, afirmou que os parlamentares aguardam com tranquilidade a decisão da Justiça quanto a decisão da Casa de Leis que libertou o deputado estadual Gilmar Fabris (PSD) após ele ter ficado preso 40 dias no Centro De Custódia de Cuiabá (CCC) acusado de obstrução à justiça.

“Nós não votamos a questão jurídica, nós votamos a questão da constitucionalidade, se querem fazer diferente temos que rasgar a Constituição. Eu também não concordo com essa lei, a questão do foro está sendo discutida e na minha visão é para não prender ninguém que está no mandato, mas ela existe e a gente não pode descumprir ela. Votamos um ato constitucional. Agora temos que aguardar a decisão da justiça, cada caso é um caso específico”, disse Albuquerque.

No mês passado, os deputados estaduais aprovaram em sessão plenária a revogação da prisão do parlamentar e emitiram um alvará de soltura no dia seguinte. A decisão dos parlamentares de votar sobre a continuidade da prisão de Fabris foi contra a determinação do desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que manteve a prisão decretada pelo ministro Luiz Fux do Supremo Tribunal Federal e não autorizou a Assembleia a votar sobre o assunto por entender que os parlamentares não possuem autonomia para tal.

No entanto, de acordo com o parecer da Comissão de Ética, proferido pelo deputado Saturnino Masson (PSDB), a votação está respaldada no artigo 53 da Constituição Federal e no artigo 59 da Constituição Estadual, que garante as parlamentares o direito de votar ou não pela revogação da prisão de um deputado.

Fabris foi preso no dia 15 de setembro pela Polícia Federal nos desdobramentos da 12ª fase da Operação Ararath batizada de Operação Malebolge. No dia das buscas e apreensões determinadas por Fux em vários endereços de políticos delatados pelo ex-governador Silval Barbosa (PMDB), ele, que era um dos alvos, deixou seu apartamento acompanhado da esposa carregando uma pasta que poderia conter documentos minutos antes da chegada de agentes da Polícia Federal (PF), que cumpriram mandado de busca e apreensão contra o parlamentar por conta da Operação Malebolge.

Imagens obtidas pela Polícia Federal mostraram Fabris saindo de casa ainda de pijama com uma pasta ao lado da esposa. Ao reconstituírem o trajeto do parlamentar, os agentes descobriram que ele repassou o conteúdo da pasta para 2 advogados, um deles o seu concunhado. Ambos foram alvos de busca e apreensão dias depois. A defesa dele nega todas as acusações.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Adriane, em 27.11.2017 às 10:09

    Senhor Deputado, desde quando a ALMT tem essa prerrogativa???? Expedir alvará de soltura para pessoa presa legalmente por ordem judicial????? É a verdadeira farra do boi. Por favor, nos poupe de achar e acreditar que somos tão inocentes assim. Além do que, o que fizeram é totalmente imoral.

  • por Rene, em 26.11.2017 às 21:54

    Unica coisa que posso dizer é que a cada dia que passa criamos mais nojo dessa raça! Outra coisa, a Constituição já foi rasgada faz é tempo, não pelo povo, mas por aqueles que são eleitos para representá-los. Ano que vem é ano de eleição, aí todo mundo vira santo! E o eleitor que nem sabe em quem votou na última eleição, vai feliz da vida para o abatedouro, e lá se vão mais quatro anos de farra com dinheiro público, regalias que nem os profissionais mais bem pago do mercado ostentam, mas os políticos sim, e ainda acham que é pouco pelo brilhante trabalho que desempenham em um mundo de ficção!

  • por Pedro, em 26.11.2017 às 14:49

    Pode até ser legal mais é imoral

  • por Leandro, em 26.11.2017 às 13:12

    Como o comentarista do jornal disse: quando é para se protegerem entre si acham leis, aponta constituição, plantam bananeira, mas quando é para defender a população e trazer benefícios, esquecem de leis, constituição, o problema é que na verdade estas leis e constituição foram feitas para tal. Será que o comentarista está enganado ?

  • por Arci Rezende, em 26.11.2017 às 12:34

    Pouca vergonha... sinceramente estou sentindo vergonha de procurar ser honesto.

  • por Helio, em 26.11.2017 às 10:36

    Eu e minha família inteira também seremos constitucional na hor do voto, pode deixar !

 
Sitevip Internet