Notícias / Educação

24/11/2017 - 09:40

Alunos do IFMT Campus Cáceres vencem Olimpíada Mato-grossense de Química e Feira Ciência Jovem em Recife

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Duas conquistas acadêmicas recentes estão alegrando os alunos e professores do IFMT Campus Cáceres Prof. Olegário Baldo: os primeiros lugares na XII Olimpíada Mato-grossense de Química (XII OMQ) e na 23ª Feira Internacional Ciência Jovem, em Recife (PE).

Único estudante oriundo de escola pública a alcançar a primeira colocação na Olimpíada, Guilherme Cavalari Ladeia, do primeiro ano do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, está entre os cinco estudantes a receber a medalha de ouro. Além dele, Danielly Costa Paulino, do Campus Avançado de Pontes e Lacerda Fronteira Oeste, conquistou uma medalha de prata.

Eles receberão as condecorações durante solenidade oficial de premiação da Associação Brasileira de Química, no dia 01 de dezembro, em Cuiabá. E em 2018 participam da etapa nacional da competição.

O professor de Química e Tecnólogo em Biocombustíveis do Campus Cáceres, Emerson de Oliveira Figueiredo, explica que a competição estadual, que envolveu estudantes de escolas públicas e privadas, ocorreu em duas fases, com questões objetivas na primeira, e objetivas e dissertativas na segunda. “Foi uma disputa longa e acirrada. E a conquista das medalhas de ouro e prata por dois alunos do Instituto é motivo de alegria e de confiança no trabalho que estamos realizando, pois mostra à sociedade que a educação pública tem sua qualidade assegurada,” comemorou o professor.

O segundo motivo de alegria veio do grupo composto por Gabriella Queiroz, Denni Nelson, Vitor Babilônia e Ítalo Jesus, alunos do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Eles conquistaram o primeiro lugar nacional na categoria Incentivo à Pesquisa na 23ª Feira Internacional Ciência Jovem, realizada em Recife-PE, no período de 06 a 11 de novembro de 2017.

“Esse prêmio reconhecido nacional e internacionalmente, mostra a importância de incentivar nossos alunos a pesquisarem e a tomar gosto pela ciência, buscando investigar e solucionar diferentes entraves, neste caso os problemas relacionados à matriz energética e desenvolvimento sustentável. Eles competiram com os melhores trabalhos dos estados brasileiros em uma das 3 maiores feiras de ciência do país e saíram vitoriosos”, destacou o professor Emerson.

Os estudantes de Mato Grosso representarão o Brasil na MILSET Latin American Expo-Sciences, no Chile em 2018.

O trabalho “Avaliação do Potencial do óleo de linhaça para a síntese de biodiesel assistida por ondas ultrassônicas” teve como objetivo a busca de uma nova oleaginosa para a produção de biodiesel. Ele já havia sido vencedor da V Mostra de Iniciação Científica no Pantanal, realizada pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Unemat e IFMT Campus Cáceres.

Ciência Jovem é uma feira internacional de ciência realizada anualmente pelo Espaço Ciência. Por meio dela, professores e alunos têm a oportunidade de apresentar pesquisas desenvolvidas no seu cotidiano de forma lúdica e criativa, fomentando a cultura científica. A feira tem crescido a cada ano, tanto no número de trabalhos apresentados e no alcance regional do evento, quanto na qualidade das pesquisas. Muitos trabalhos utilizam o mesmo rigor científico da pesquisa madura que se desenvolve nos centros de pesquisa.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Italo Lucas de Freitas, em 01.12.2017 às 22:48

    O amigo, fico grato por divulgar meu projeto, mas ouve um erro de digitação, é Ítalo Lucas, não Italo Jesus

 
Sitevip Internet