Notícias / Politica

24/11/2017 - 08:19 | Atualizado em 24/11/2017 - 08:35

Baseado em Inquérito Civil, vereador Pastorello trabalha na regularização dos Agentes Comunitários de Saúde

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Na sessão de terça-feira, dia 21, o vereador Cézare Pastorello (PSDB), apresentou requerimento ao Secretário Municipal de Saúde de Cáceres para que esclareça quais medidas foram tomadas em relação à Recomendação 021/2017 do Ministério Público Estadual, parte do Inquérito Civil 011/2016.

"Os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias deveriam ser mais valorizados. São, no SUS, os que realmente atuam, dia a dia, na prevenção. Mesmo assim, são os últimos a receber atenção do poder público. Não tiveram a sua situação jurídica regularizada, o que causa insegurança. Tem direito aos incentivos, que o Governo Federal envia, mas todo ano é uma novela para receber. Estamos trabalhando nessa questão desde o começo do mandato e o Ministério Público também tem interesse nisso" afirma o vereador Pastorello.

Outro ponto constante no requerimento é a contratação de empresa para realização de processo seletivo ou concurso público para contratação de mais agentes.

O vereador enfatiza a necessidade de agentes: "Cáceres tem um déficit de 160 Agentes Comunitários de Saúde. Vale dizer que o salário desses agentes é pago pelo Governo Federal, mas, cabe ao município promover a contratação. 160 agentes a menos significa sobrecarga aos atuais (nas ações coletivas) e muitas áreas descobertas. Não tem como ter cobertura de PSF sem agentes! Os agentes promovem o elo entre o cidadão e a saúde pública, ou seja, os agentes realmente promovem saúde, não apenas cuidam de doenças!"

Além disso, o vereador ainda destaca a necessidade de se fazer o pagamento do adicional de insalubridade aos agentes, uma vez que o pagamento da insalubridade já está previsto em Lei Federal e deve ser fixado em lei municipal.

Com a resposta do Executivo, Pastorello pretende que as providências sejam tomadas ainda neste ano, visto que no ano que vem haverá eleições não poderá ser feito concurso ou seletivo a partir de abril.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Flávio de pinho, em 30.11.2017 às 12:40

    A EVANILDA FOI A PRIMEIRA PESSOA QUE ATRAPALHOU ESTA CLASSE. NÃO RESPEITOU, NEM RESPEITA O DIREITO DOS AGENTES. CÉZARE NÃO CONSEGUE CONCLUIR NADA!! MAS ELE É BOM DE FAKE.

  • por Azulzinho, em 26.11.2017 às 08:08

    Esse observador social é mais um que chora de inveja do vereador. Deixa o homem trabalhar. Se tem denúncia, faça a denúncia no conselho municipal ou na câmara. Agora o único vereador que está fazendo a diferença e vem gente criticar, será por

  • por ALIR FOCKINK- VEREADOR, em 24.11.2017 às 10:08

    AQUI NO RIO BRANCO TB ESTAMOS NA LUTA....MAS ENQUANTO NÃO SE TIVER UM PARECER FAVORAVEL DO TCE, PARA A CRIAÇÃO DO CARGO E EFETIVAÇÃO...SE TORNA INCONSTITUCIONAL. MAS A INSALUBRIDADE É LEI

  • por Observador social, em 24.11.2017 às 09:28

    Mais valorizados? O sr. vereador por acaso sabe que os Agentes de Combate as Endemias trabalham só meio período, das 8 as 11 horas? Em pleno período de chuvas? E que o contrato deles é de 40 horas semanais, ou 8 horas diárias? e que eles assinam a folha ponto como se trabalhassem as 8 horas? O sr vereador não teria que fiscalizar isso também. Á, me esqueci. quem autorizou toda essa malandragem é sua amiga pessoal e está na foto dessa matéria.

 
Sitevip Internet