Notícias / Cidade

22/11/2017 - 09:02 | Atualizado em 22/11/2017 - 09:08

Exército presta serviço em escola de Cáceres de hoje a sexta como parte da Operação Ágata

Por Jornal Oeste/Assessoria

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
De hoje, 22, até sexta-feira, 24, profissionais de saúde do Exército estarão atendendo a comunidade do bairro Cavalhada em Cáceres, como parte da Ação Civio Social que integrar a Operação Ágata que acaba de ser desencadeada nas cidades que fazem fronteira com a Bolívia.

A ação será realizadas das 8h às 17h, na Escola Estadual doutor José Rodrigues Fontes e vai oferecer atendimentos médico, odontológico, social, apresentação de palestras, exposição de material e  apresentação da Banda de Música do 2º B Fron, dentre outras atividades.

ÁGATA

O Exército Brasileiro inicia, hoje, 22, a OPERAÇÃO ÁGATA 2017.4, que visa reduzir a ocorrência de crimes fronteiriços e transnacionais na faixa de fronteira terrestre, bem como aumentar a presença do Estado Brasileiro na região.

A Operação Ágata está presente nos municípios de Cáceres, Poconé e Cuiabá. Com esta operação estamos levando para a população de Cáceres-MT as Ações Cívico Sociais (ACISO), que consistem em atividades de atendimento médico e odontológico.

A OPERAÇÃO ÁGATA ocorre desde 2011 e tem como bases o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) (Decreto nº 8.903, de 17 de novembro de 2016), a Estratégia Nacional de Defesa (Decreto Nº 6703, de 18 de dezembro de 2008) e a Constituição Federal.

O efetivo empregado é de aproximadamente 400 (quatrocentos) militares, oriundos do 2° Batalhão de Fronteira (Cáceres), do 3º BAVEx(Batalhão de Aviação do Exército) sediado em Campo Grande -MS, do 58º BI sediado em Aragarças-GO, do 18º GAC sediado em Rondonópolis-MT, do 44º BI Mtz e da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada ambos localizados em Cuiabá-MT. As tropas do Exército atuam em coordenação com outros órgãos de segurança e fiscalização ou isoladamente na faixa de fronteira do Estado de Mato Grosso.

É importante salientar que as ações ocorrem preferencialmente de forma integrada com o importante apoio de órgãos Federais e Estaduais, tais como: Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, IBAMA, Polícia Militar e Polícia Civil do Estado de Mato Grosso, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, entre outras.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Neli de Faria, em 22.11.2017 às 11:42

    Parabéns ao Glorioso Exército brasileiro. Parabéns para as crianças de Cáceres que tem a oportunidade de ver a atuação maravilhosa de nossa Maior Força.

 
Sitevip Internet