Notícias / Politica

21/11/2017 - 09:44 | Atualizado em 21/11/2017 - 10:13

Abstenção, nulos e brancos superam votação do prefeito eleito na eleição suplementar de Mirassol

Por 14 de Maio FM

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Na eleição suplementar realizada no domingo, 19.11, em Mirassol D´Oeste, com 5 candidatos disputando à Prefeitura desta cidade, a soma das abstenções (6.718 ou 35,05%) e dos votos brancos (351 ou 2,82%) e nulos (556 ou 4,47%), superou o total de votos recebido pelo vereador Euclides da Silva Paixão (PP), prefeito eleito com 6.344 votos ou 54,96%. Vale lembrar que na eleição de 2016, esse fenômeno ocorreu, porém, bateu recorde neste pleito suplementar. Somados abstenções aos votos brancos e nulos são mais de 43% do eleitorado mirassolense.

De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Mirassol tem um eleitorado de 19.168 distribuidos em 62 seções eleitorais. Nesta eleição suplementar 12.450 eleitores compareceram às urnas e deste total 11.543 votos foram considerados válidos.

Apesar do alto índice de abstenção, isso não é considerado na apuração do resultado final do pleito. Para um candidato ser eleito são computados os votos válidos, que não levam em conta os votos brancos e nulos.
Resta frisar ainda que esse crescimento expressivo das abstenções e dos votos brancos e nulos, demonstra o desinteresse e a insatisfação do eleitorado com a classe política, atribuído também ao comportamento dos candidatos, e mais, ao fato de que boa parte do eleitorado não se sentiu representado por nenhum deles.

Diante deste recado expressivo das urnas, aumenta ainda mais a reponsabilidade dos eleitos (prefeito e vice) no cumprimento dos compromissos assumidos com o eleitorado e, para que isso realmente aconteça, terão que ter governabilidade.

Euclides, que foi o vereador mais votado na última eleição, com 825 votos, promete realizar uma reforma administrativa. “Até para fazer diminuir os gastos, alavancar as receitas e sobrar recurso para investimentos saúde, educação e infraestrutura”, pontua.

DIPLOMAÇÃO E POSSE

A diplomação do prefeito e vice-prefeito eleitos, os vereadores Euclides Paixão (PP) e Fransuelo Ferrari (PSC), respectivamente, está prevista para dezembro, provavelmente dia 19, e a posse para o final do mesmo mês. Euclides e Fransuelo serão substituídos na Câmara de Veradores de Mirassol D´Oeste, pelos suplentes Ronan do Assentamento Roseli Nunes (PP) e Elton Queiroz (PSC).

Euclides assume o lugar do prefeito reeleito Elias Leal (PSD) que teve o registro de candidatura indeferido. Desde de 1º de  janeiro deste ano, a Prefeitura de Mirassol está sendo administrada interinamente pela vereadora e presidente da Câmara, Inês Campos (PTB).

Os demais candidatos foram Edvaldo Paiva (PSD), que ficou em segundo lugar com 4.159 votos (36%). André Gimenes (DEM), que teve 624 votos (5%); Gelson Miranda (PT), com 276 votos (2%); e Marcel de Sá (PTB), que obteve 140 votos (1%).

O vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e corregedor regional eleitoral, desembargador Pedro Sakamoto acompanhou a eleição, juntamente, com a juíza da 18ª Zona Eleitoral, Edna Ederli Coutinho e o promotor eleitoral, Fábio Paulo da Costa Latorraca. O corregedor e a juíza compareceram em todas as sessões eleitorais para agradecer os mesários pelo trabalho voluntário. “Vocês são as pernas da Justiça Eleitoral. Sem vocês não seria possível realizarmos as eleições. Muito obrigada”, disse o desembargador.

Para a realização da eleição no município, a Justiça Eleitoral contou com quase 330 colaboradores (mesários, merendeiras, escrutinadores, motoristas entre outros) que atuaram em 10 locais de votação, sendo dois em assentamentos. Para garantir a segurança da sociedade, as Polícias Militar e Civil, juntas, disponibilizaram 30 efetivos. O custo do pleito foi de aproximadamente 77 mil.
 

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por petrosilva, em 22.11.2017 às 09:48

    mirassol esta de parabens com a vitoria do prof. EUCLIDES,

  • por Junior, em 21.11.2017 às 10:05

    Não é só lá não, veremos nas eleições que estão por vir, o povo está cansado de votar em quem quer um emprego na política e ficar 4 anos ganhando salário gordo, benefícios e diárias para fazer nada ! Nós estamos cansados de sair de casa no sim quente para votar em Zé ou Mané que não está nem aí para população, nos aqui principalmente, o que temos de políticos preguiçosos não é brincadeira ! Então não se espantem se acontecer isso aqui também, e não é culpa do povo e sim de políticos que não querem nada com trabalho e entra na política por um emprego !

 
Sitevip Internet