Notícias / Educação

16/11/2017 - 18:51 | Atualizado em 16/11/2017 - 18:54

Sede da Unemat permanece em Cáceres: Congressistas excluem a proposta da mudança

Por Sinézio Alcântara

Moíses Bandeira

 (Crédito: Moíses Bandeira)
A sede da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat permanecerá em Cáceres. A maioria dos delegados que participam do Congresso Universitário, em Cuiabá, votou pela exclusão da proposta, que levaria a sede da reitoria de Cáceres para Cuiabá. Apresentada por um grupo de professores de Colíder e Sinop, a pauta nem chegou a ser votada, no plenário do conselho.

Na verdade, a pauta da mudança ficou prejudicada, porque momentos antes, um grupo de delegados de Cáceres, liderado pela reitora Ana Maria Di Renzo, apresentou uma proposta para o fortalecimento do escritório da Unemat, na capital do Estado, para atender as demandas de alunos, professores e servidores dos campi do interior.

A possível mudança da sede da Unemat foi o principal assunto do Congresso Universitário. Além de delegados que participaram dos debates, autoridades como os deputados Adriano Silva (PSB) e doutor Leonardo Albuquerque (PSD), representantes da região na Assembleia se pronunciaram contra a alteração.

Momentos antes da votação, o deputado Adriano Silva, disse que, embora não pudesse “abortar” a proposta porque havia sido aprovada, anteriormente, no Conselho Universitário – Consuni, a transferência da reitoria de Cáceres para Cuiabá, dificilmente aconteceria porque existe uma lei estadual que fixa a sede da universidade em Cáceres.

 “Não se pode abortar a proposta porque ela foi aprovada no Conselho Universitário. Portanto, tem que ser colocada em votação. Mas, essa mudança não pode acontecer. A lei Complementar nº 319, de 2008, fixa a sede da Unemat em Cáceres” explica.

Ele citou o  art. 1º da lei que diz o seguinte:  “A Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, pessoa jurídica de direito público da administração indireta, instituída pelo Poder Público Estadual, criada sob a natureza de Fundação Pública, por intermédio da Lei Complementar no 30, de 15 de dezembro de 1993, com sede administrativa e foro no município de Cáceres-MT, com estrutura multicampi e atuação em todo o território nacional, é uma entidade sem fins lucrativos e com duração indeterminada, dotada de autonomia didático-científica, disciplinar, administrativa e de gestão patrimonial e financeira”.

Parágrafo único. A UNEMAT reger-se-á por esta lei complementar, por seu estatuto e pelas leis federais e estaduais, disciplinadoras do ensino superior. “Ou seja, para mudar a sede da Unemat, é preciso uma alteração da Lei Complementar. Só para esclarecer, o sentido complementar da Lei Complementar é em relação à Constituição do Estado de Mato Grosso. Em outras palavras, ela complementa a Constituição Estadual”.

Além do deputado Adriano Silva, o deputado doutor Leonardo também já havia se manifestado contra. Ele disse que se a mudança fosse aprovada no Congresso Universitário iria trabalhar contra, pois, segundo ele, ela precisaria ser aprovada também pela Assembleia Legislativa. Dr. Leonardo garantiu que usaria todas articulações possíveis para impedir essa movimentação caso chegasse na Casa de Leis.

 “Para que essa mudança aconteça, o pedido tem que virar lei por parte da Assembleia Legislativa. Para deixar bem claro, sou contra essa mudança e enquanto tiver mandato vou lutar para que a sede permaneça em Cáceres. Vamos trabalhar como vice-líder do Governo, como deputado, para que isso não prospere. A Universidade nasceu em Cáceres e vai permanecer em Cáceres”, afirma o deputado Dr Leonardo.

O parlamentar ressaltou que a Unemat possui uma dívida histórica com Cáceres. A universidade surgiu no município devido aos esforços de várias lideranças locais e a mudança da reitora não pode acontecer sob pena de ser um desrespeito a Cáceres e sua população. O deputado Dr Leonardo salienta que a universidade ganhou expressão e força graças aos cacerenses e atualmente é orgulho de Mato Grosso.

“Cáceres é a cidade em que nasceu essa grande Universidade do Estado de Mato Grosso, hoje uma referência nossa em educação, formação e pesquisa. Com quadros excelentes e invejáveis às universidades pelo país a fora. É um orgulho para Mato Grosso que nasceu em Cáceres e tem uma divida histórica com a cidade”, ponderou.

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por washington, em 17.11.2017 às 19:41

    Pode até ser que a sede da UNEMAT não irá para Cuiabá, mas está mais que divulgado a instalação da UNEMAT em Várzea Grande, anexo ao Parque Tecnológico. O edital da licitação já está aberto e as obras são para inicio de 2018. sobre a licitação: http://www.secitec.mt.gov.br/noticias/secitec-lanca-edital-de-construcao-do-parque-tecnologico-mato-grosso/163735 sobre o parque: http://www.parquetecnologicomt.com.br/conheca_o_parque

  • por Abel Donato Deluqui, em 17.11.2017 às 15:43

    A UNEMAT é filha do IESC e por isso deve permanecer com a sua sede na Princesinha do Paraguai. Se assim não permanecer os políticos estarão furtando o que é de direito de toda a região interiorana. Por outro lado a Universidade é um espelho educativo do grau superior e que deve ser moldado para outras instituições desse porte, destarte, levando ao mundo inteiro as raízes interioranas de MT. Parabéns aos fundadores do IESC (Instituto de Educação Superior de Cáceres), que deram o início para a grandiosidade desta Instituição denominada de UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT).

  • por Jose Carlos Rodrigues., em 17.11.2017 às 10:18

    Que balela desse deputado Adriano, que foi um Reitor incognito na UNEMAT, esse cidadaõ era e foi um suejito que nos bastidores, lutou para ocorrer a transferencia da sede da UNEMAT, para Cuiaba, agora vendo que a situação foi inversa com seus ideais, vem com essa de que lutou pela permanencia da UNMAT em nossa cidade.Olho nele municepes. A FAESPE que o diga.

  • por PESCADOR:p, em 17.11.2017 às 08:04

    A que tem o mair numero de funcionário e uns dos maiores empregadores se tirassem de Cáceres que já esta com a bandeia na mão pedindo esmola seria como tira o cajado do sego. e um alivio para os comerciantes da região por enquanto ora que passa a politica pode espera de tudo e só falta pouco tempo. ano que vem.

  • por Maria Sueli Vieira Mattiello, em 16.11.2017 às 22:41

    Graças a DEUS, temos pessoas PENSANTES, e que conhecem a História da UNEMAT, ela nasceu para contribuir com a EDUCAÇÃO e com CÁCERES ,cidade Mãe.

  • por Junior, em 16.11.2017 às 21:09

    Aleluia, uma notícia boa para cáceres. Isto é que a população quer deputados, lutas a favor do nosso município. Imagina que do dia que assumiram essas lutas fossem constantes em prol nossa cidade o quanto de benfeitorias e melhorias não iria levar nos históricos dos nobres ! Independente de assessores ou lambes, a população quer ações a favor da nossa cidade. Esperamos que permaneçam assim, atuantes, reconhecendo os votos que os elegeram. Nos a população agradecemos !

  • por Maria Stefani Rocha, em 16.11.2017 às 20:07

    Nos últimos Congressos Universitário em todos eles esta questão foi levantada,mesmo de forma leviana, estão cansados de saber que a mesma tem sua sede regulamentada em Lei. Ela foi criada com um objetivo atender a grande demanda do interior . A capital já tinha UFMT a muito tempo e nada de expansão para o interior foi só a Unemat começar a sua expansão na gestão do Prof Carlos Alberto Reis Maldonado( In memoriam). Esquece a Unemat foi criada e edificada em Cáceres por um grupo de professores pioneiros, mesmo com muitas dificuldades projetaram a criação da nossa Unemat.

 
Sitevip Internet