Notícias / Educação

14/11/2017 - 07:47

Professores da Unemat decidem entrar em greve devido salários atrasados

Por FolhaMax

Os professores da Universidade de Mato Grosso (Unemat) decidiram entrar em greve nesta segunda-feira (13).

A decisão foi tomada durante assembleia da Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Adunemat), que representa os professores dos 13 campi da instituição.

Eles cobram o pagamento dos salários do mês de outubro que ainda não foram pagos pelo governo. Por meio de assessoria, a Unemat afirmou que a reitoria ainda não foi notificada sobre a greve.

Além do salário, os professores decidiram entrar em greve contra a aprovação da PEC dos gastos, que limita os gastos públicos nos estados por 10 anos e o escalonamento dos salários dos servidores públicos. A universidade tem cerca de 15 mil estudantes e 1,2 mil professores.

A Adunemat representa aproximadamente 800 profissionais. Até o prazo final para o pagamento – na sexta-feira (10), o governou havia quitado 88% da folha de pagamento e pagado aposentados e funcionários que recebem menos de R$ 5 mil.

A expectativa do governo é de que os 12% dos servidores que ainda não receberam – que somam 12,3 mil funcionários, sejam pagos até o dia 22 deste mês. “Professores de universidade, delegados, enfermeiros, estão todos sem salátrio até hoje. O que nós queremos é que o governo tenha compromisso e priorize a folha de pagamento como está previsto na legislação vigente”, afirmou o representante do Fórum Sindical, Oscarlino Alves.

Em nota, o governo havia alegado que o atraso se deu por causa da frustração com a arrecadação. De janeiro até setembro deste ano, o estado arrecadou 9% a menos que o previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Daniel, em 14.11.2017 às 23:16

    Engraçado que o salário da politicagem desse estado não atrasa né ? Salário dos políticos estão todos em dias, todos satisfeitos com barriga cheia parecendo uma sucuri que acabou de comer um boi ! Esse eh o estado da distribuições desniveladas !. Esse governo está acabando com nosso estado com a mal administração que vem fazendo juntamente com seus lambe lambes

  • por Ricardo, em 14.11.2017 às 22:48

    MUITO FACIL RESOLVER ESTA QUESTÃO, REDUZ O SALARIO DOS PROFESSORES(DOUTORES) DA UNEMAT PARA 5 MIL E ASSIM TODO DIA 10 RECEBERÃO OS SEUS 5 MIL. É PRA ACABAR O PIQUI DE GOIAS MESMO, PARECE ATE IRONIA MAS COM 12 , 14, 17 MIL POR MES NÃO DÁ PARA ESPERAR MAIS 10 DIAS. E OS QUE GANHAM 2 MIL POR MES COMO FAZEM PARA PASSAR O MES, AHAHAHAH DEVE SER MAGICOS OU MELHOR ESTE É QUE DEVERIAM SER PROFESSORES.

  • por manezinho, em 14.11.2017 às 13:25

    Agora eu pergunto! quanto ganha um professor da Unemat?, para quem sabe um professor da nossa querida ganha em media mais ou menos 20.000,00(vinte mil reais) isso para professores Doutores. É uns dos melhores salários de todas outras universidades estaduais do brasil. Queria que os senhores trabalhassem nas universidades do RIO DE JANEIRO, totalmente sucateadas salários atrasados, senhores não tem noção o que é atraso de salarios.Fica aqui minha indignação.

  • por Junior, em 14.11.2017 às 10:20

    Este governo está acabando mesmo com o estado. Misericórdia !

 
Sitevip Internet