Notícias / Economia

06/11/2017 - 09:19 | Atualizado em 06/11/2017 - 09:24

Engenheiro cacerense diz que energia solar é o investimento do momento

Por Esdras Crepaldi

Arquivo

 (Crédito: Arquivo)
O engenheiro eletricista, Luiz Félix Conceição Alvares, proprietário da empresa LF Solar Engenharia, com sede em Cáceres, integrou uma caravana de empresários que viajou para a Alemanha.

Luiz Félix participou de uma missão organizada pelo SEBRAE-MT, denominada “Missão Internacional Alemanha – Energias Renováveis e Construções Sustentáveis”. 

O Grupo Mato-Grossense embarcou no último dia 14 de outubro em Cuiabá com destino à Europa e retornou no dia 22 próximo passado.

Segundo Luiz, 20 pessoas de vários municípios do estado compuseram a delegação, que visitou importantes cidades alemãs, como Freiburg, Mannheim, Heidelberg e Schönau.  A caravana ainda visitou Estrasburgo na França.

Um dos objetivos dele foi adquirir mais conhecimentos sobre a área de produção de energia solar e poder conhecer para implantar em seus negócios, outras práticas sustentáveis.

Ele anota que a energia é um dos critérios levados em consideração em uma construção sustentável. “Nela estão englobadas a forma de uso, a eficiência energética das edificações e das fontes de geração, dando ênfase às produções mais limpas como a eólica e a solar fotovoltaica, que é minha especialidade, da minha empresa”, explica Alvares.

O engenheiro ressalta que no Brasil a implantação de sistemas fotovoltaicos, acontece há pouco tempo e que apesar de ter um longo caminho pela frente, a energia solar começa a se destacar no mercado como parte da solução de escassez hídrica, causada pela falta de chuva e pela dependência da geração hidroelétrica e seus altos custos. “Estamos no caminho certo, a energia solar em dez anos no Brasil cresceu de 2,8% de toda a oferta interna em 2004 para 4,1 % em 2014, hoje esse número é maior ainda”, destaca.

Félix ainda frisa que a preferência da missão brasileira em escolher a Alemanha, se deu pela oportunidade de conhecer novas tecnologias, centros de pesquisa, centros tecnológicos, canteiros de obras e processos de fabricação e manutenção, referentes ao setor energético e construções sustentáveis.  “Fiquei impressionado como os alemães são conscientes em relação à sustentabilidade. Tem políticas públicas que facilitam uma cadeia de valor dos segmentos da construção e de energia, com inserção de inovação e foco em cidades sustentáveis, como Freiburg, a primeira cidade que visitamos” observa Luiz.

A cidade de Freiburg, situada no sudoeste da Alemanha, já há algumas décadas é conhecida por suas iniciativas ecológicas e figura entre as cidades mais desenvolvidas em termos de sustentabilidade no mundo. Lá, a missão visitou a Universidade de Freiburg, que apresentou o conceito ecológico de Freiburg. Visitaram ainda o Instituto Fraunhofer para sistemas de energia solar, que é a maior organização de pesquisa da Europa. O Fraunhofer Ise realiza pesquisas sobre a tecnologia necessária para fornecer energia de forma eficiente e sustentável.

Um ponto visitado que despertou interesse no engenheiro cacerense foi a Vila Solar – Solarsiedlung, um espaço arquitetônico com construção solar mais moderna do mundo. “Lá as casas possuem Superávit Energético, ou seja, produzem mais energia do que consomem”, informa.

Outro fator ecológico sustentável que chamou a atenção neste local foi o de que, além da eficiência energética, outro exemplo ambiental, reside na utilização consciente da água. “As coberturas das casas possuem sistemas de captação da água da chuva, que é utilizada na irrigação de jardins e nas descargas de vasos sanitários” valoriza ele.

Para Luiz Félix, a viagem e as experiências vivenciadas comprovam que ele está no caminho certo, no ramo em que se especializou como engenheiro eletricista, a energia solar.

Sobre sua empresa LF Solar Engenharia, noticia que é especializada em projetos de instalação e manutenção de energia solar.  “A energia solar está criando novos postos de trabalho, melhorando a qualidade do meio ambiente e ajudando na conscientização e transformação de gerar e consumir energia sustentável”, avalia.
Para ele, as altas bandeiras tarifárias que estão pesando no bolso dos consumidores e as estiagens em todo Brasil, acendem o alerta sobre a necessidade de se investir em outros tipos de geração alternativa de energia.

“Por isso agradeço ao SEBRAE de Mato grosso pelo convite de integrar esta missão internacional na Alemanha. Queremos ser, cada vez mais, um grande parceiro da energia sustentável na região sudoeste de Mato Grosso. Estamos nos qualificando para a excelência”, finaliza Luiz Félix Conceição Alvares.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por CARLOS, em 06.11.2017 às 14:27

    EM MEDIA QUANTO CUSTARIA TAL PROJETO EM UMA CASA CUJO CONSUMO DE ENERGIA ESTA EM MEDIA 520KW/

  • por Marcelo, em 06.11.2017 às 11:50

    Ainda bem que hoje em dia os custos para implantação de um sistema de energia solar baratearam muito em relação a cinco anos atrás. Estou colocando em minha residência e vai ficar bem viável.

  • por Luiz Gomes Ribeiro, Dr. Luk, em 06.11.2017 às 10:04

    Achei a matéria pertinente e atual. Nós vamos ganhar dinheiro para montar um hotel, nossa casa e um abrigo para anciões. Desde que iniciamos o plano nele já estava embutido a energia solar e o aproveitamento de água da chuva. Sucessos no seu empreendimento.

 
Sitevip Internet