Notícias / Educação

05/11/2017 - 10:22 | Atualizado em 05/11/2017 - 10:24

Mais de 126 mil devem fazer a prova do Enem em 57 municípios de MT

Por G1MT

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Mais de 126 mil pessoas devem fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso neste domingo (5) e também no dia 12 de novembro.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, o número de inscritos neste ano é 22,7% menor do que no ano passado, quando o estado teve 163.181 participantes.
 
Em Mato Grosso, a prova será aplicada em 57 municípios mato-grossenses. Do total de 126.211 candidatos, 31.056 realizarão a prova em Cuiabá, enquanto outros 12.536 devem prestar o exame em Várzea Grande, região metropolitana da capital.
 
O Inep diz que a queda no número de inscritos ocorreu porque o Enem deixou de certificar o ensino médio, tarefa que voltou ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Dentre os inscritos, 9% são treineiros, ou seja, vão concluir o ensino médio após 2017, enquanto 24,8% devem concluir a graduação neste ano. Os demais candidatos (64,3%) já concluíram o ensino médio.
 
Nesta edição, mais de 2,4 mil candidatos têm menos de 16 anos, enquanto 224 têm 60 anos ou mais. Além disso, as mulheres representam 58,8% dos candidatos. Quanto às inscrições, apenas 33,9% dos participantes são pagantes. Conforme o Inep, 44,5% dos inscritos foram isentos do pagamento da taxa de inscrição em função de leis ou decretos e outros e 21,6% obtiveram a gratuidade automática por estarem concluindo o ensino médio na rede pública em 2017.
 
Prova
 
O Enem será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, com abertura dos portões as 11h e o fechamento às 12h (horário de Mato Grosso). O início da prova será ao 12h30. Em Cuiabá, foram 37.056 inscritos.
 
Local de prova
 
O endereço do local de prova está disponível no "Cartão de Confirmação da Inscrição" na página https://enem.inep.gov.br/participante/. Para acessar o cartão, basta fornecer o número do CFP e a senha cadastrada na inscrição.
 

O que pode levar
 
É obrigatório apenas:
- Documento original com foto na validade (não vale carteirinha de estudante ou certidão de nascimento; veja a lista dos documentos válidos)- Caneta preta de tubo transparente
 
É recomendável levar o "Cartão de confirmação" impresso porque ele tem data e local da prova. Mas ele não é obrigatório. É proibido lápis, borracha, calculadora ,fone de ouvido, óculos escuros, boné, chapéu, gorro, aparelho eletrônico, como celular, tablet, relógio, livros e anotações.
 
Em caso de roubo do documento, é preciso apresentar um boletim de ocorrência feito com menos de 90 dias de antecedência do exame.
 
Os candidatos podem levar lanches, mas eles devem estar lacrados. Caso estejam abertos, devem estar guardados em sacos plásticos ou potes transparentes. Se houver alguma suspeita, os fiscais tem autorização para revistar.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet