Notícias / Economia

24/10/2017 - 09:28

Marfrig arrenda frigorífico fechado em Pontes e Lacerda

Por Guia Lacerda

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Em meio à estratégia de expansão dos negócios de carne bovina, a Marfrig Global Foods fechou acordo na semana passada para arrendar o frigorífico que a Arantes Alimentos, que está em recuperação judicial, tem em Pontes e Lacerda, na região sudoeste de Mato Grosso. A informação foi antecipada pelo Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor, na sexta-feira.

No mês passado, o Valor antecipou que a Marfrig, segunda maior indústria de carne bovina do Brasil, estava negociando o arrendamento da unidade, cuja capacidade diária de abates é de 800 cabeças – mais de 15 mil bovinos por mês. Já o arrendamento do frigorífico da Arantes em Nova Monte Verde (MT), que também estava em negociação, não prosperou em razão de problemas documentais, apurou a reportagem.

Ao longo do ano, a companhia já expandiu a capacidade de abate em mais de 50%, para 300 mil cabeças por mês. Nesse processo, a Marfrig reabriu os frigoríficos que possui em Nova Xavantina (MT), Pirenópolis (GO), Paranaíba (MS) e Alegrete (RS). Na semana passada, a empresa também iniciou os abates em Ji-Paraná (RO), unidade que foi arrendada neste ano junto ao Frialto e é capaz de abater mil cabeças por dia.

A expansão do negócio de carne bovina da Marfrig no Brasil reflete a avaliação de que o ciclo da pecuária, negativo para os frigoríficos nos últimos três anos devido à retenção de vacas para a produção de bezerros, entrou em uma etapa favorável aos frigoríficos, com maior disponibilidade de boi gordo.

Entre analistas, a avaliação é que o ciclo será positivo para o setor ao menos até 2019. Ainda não há previsão para o início dos abates em Pontes e Lacerda. A planta, que estava arrendada à JBS até o início deste ano – quando foi devolvida à Arantes -, está fechada há anos. Para retomar os abates, a Marfrig terá de fazer obras de manutenção e pedir novas licenças de funcionamento e para a exportação.

Os negócios de carne bovina da Marfrig no Brasil representam cerca de 40% da receita líquida da empresa. No primeiro semestre, a receita líquida total foi de R$ 8,4 bilhões. Além do Brasil, a Marfrig também produz carne bovina no Uruguai, onde é a maior empresa privada do país. A maior parte das vendas da companhia, porém, é oriunda da Keystone, subsidiária voltada para o fornecimento de produtos à base de carne para redes de restaurantes.

Com sede nos EUA e operações na Ásia, a Keystone é a grande aposta da Marfrig para reduzir as dívidas. A companhia já anunciou que pretende abrir o capital da Keystone nos Estados Unidos ainda este ano.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Luciana, em 24.10.2017 às 09:56

    Genteeee, falar nisso, cáceres ainda tem vereadores ? Não se escuta falar nesse povo, apenas quando é para agilizar os salários deles. A coisa tá feia mesmo

  • por Junior, em 24.10.2017 às 09:45

    Poderiam abrir pelo menos uma extensão aqui né ? Cáceres necessita de emrpesas para gerar empresa, cadê nossos magníficos políticos para agilizar alguma coisa para nosso município e região. Ficam de boca aberta esperando entrar mosca enquanto a cidade míngua. Só sabem socar imposto na população, cobrar taxas, por outro lado tem um grupo que TÉ CHORA em salário, benéficos e diárias ! Ahhhhhhh quadro político do nosso município é único e inconfundível!

 
Sitevip Internet