Notícias / Saúde

22/10/2017 - 09:46

Em Cáceres, 'um batalhão' trabalha para ajudar no tratamento e prevenção ao câncer

Por LYGIA LIMA – ESPECIAL PARA O CÁCERES NOTÍCIAS

A professora aposentada e dona de casa, Maria Hermelinda Garcia de Carvalho, 56 anos, ainda está em tratamento contra o câncer de mama, mas é só otimismo. “Eu agradeço a Deus todos os dias por ter tido essa doença. Sou outra pessoa depois do câncer”, afirma.

Essa superação, não veio de forma simples e imediata. “Claro que a gente fica abatido, sem chão, mas é preciso ter coragem, ter fé em Deus e contar com o apoio. Eu encontrei aqui em Cáceres todo o apoio de que precisava”, afirma.

A “Linda” como gosta de ser chamada, afirma que sempre fez os preventivos anualmente. Ela é viúva, o marido era médico cardiologista, a filha estuda Medicina na Unemat. Ela conta que sempre se cuidou e fazia o autoexame com frequência. “Num desses autoexames eu percebi que havia alguma coisa diferente na mama. Por isso, eu falo sempre, mulheres é importante fazer o autoexame” diz.

O câncer da dona de casa foi descoberto em dezembro do ano passado quando ela veio de Minas Gerais para passar um período com a filha que mora em Cáceres. “Assim que percebi algo diferente eu fiz uma ultrassom e já sai da clínica praticamente diagnosticada”, afirmou. Segundo Linda, de imediato ela passou pelo setor de Oncologia do Hospital Regional e já iniciou o tratamento. Em maio deste ano, ela se submeteu à cirurgia para a retirada de parte da mama. Atualmente, ela aguarda ser chamada para iniciar o tratamento com radioterapia.
“Em todo esse processo eu contei com todo o apoio da equipe de oncologia, o dr. Eduardo Marques é um anjo na minha vida. Além disso eu tenho contato com todo o apoio da equipe do Cáceres Mama. Eu tive a primeira peruca personalizada do Cáceres Mama. As meninas tem sido maravilhosas, dando todo o suporte, o apoio emocional que a gente precisa nesse momento. Eu gostei tanto da acolhida que tive aqui em Cáceres que nem voltei mais para Minas Gerais, até transferi meu título aqui para Cáceres”, relata.

Apesar da dor e da angústia que o tratamento de um câncer provoca, Linda, é exemplo de superação. “Eu sou uma pessoa muito melhor depois do câncer. Depois da doença eu percebo que deveria ter vivido mais meu marido, minha família, trabalhado menos, pois mesmo depois que me aposentei continuei trabalhando. Eu acredito na minha cura e estou tendo uma nova chance de seguir em frente”, afirma.
 
Cáceres Mama: apoio para quem precisa
 
Durante o tratamento de um Câncer o apoio emocional, afetivo, psicológico é fundamental para suportar o tratamento. “Nós encontramos muitas famílias que estão arrasadas e aos poucos vão retomando a vida, apesar desse esse momento. É importante que as pessoas saibam que o câncer tem tratamento e que o diagnóstico precoce é essencial para o processo de cura”, explica a presidente da Associação de Trabalhadores Voluntários Contra o Câncer de Mama em Cáceres, mais conhecido como Cáceres Mama, Terezinha de Brito Kondo.

A entidade, sem fins lucrativos, foi criada fundada em 2012 e a partir de 2013 conseguiu seu CNPJ. Atualmente conta com 56 voluntárias que assistem 52 mulheres de Cáceres de outros municípios, dando apoio médico, psicológico, amparo emocional e ajudando nesse processo.

Entre os serviços oferecidos pelo Cáceres Mama estão:
Cáceres Mama
Banco de Perucas

As perucas são emprestadas para as assistidas durante o tratamento que depois as devolve para que outras mulheres possam utilizar.
 
Banco de Perucas – em Mato Grosso existem dois bancos de perucas, o do Cáceres Mama e o do MT Mama. Terezinha explica que as perucas são emprestadas para as assistidas durante o tratamento que depois as devolve para que outras mulheres possam utilizar. Quem quiser contribuir com a associação, doando cabelos para a confecção de novas perucas podem procurar a sede do Cáceres Mama e se informar sobre onde cortar e como proceder.

Banco de Lenços – O serviço consiste em fornecer lenços para as pacientes, ensina-las a utilizar o acessório de diferentes maneiras como forma de melhorar a autoestima. As pessoas podem doar tecidos com as dimensões mínimas de 30 centímetros e a largura do tecido para a confecção dos acessórios.

Atendimento psicológico – As assistidas contam com atendimento de segunda a sexta-feira na sede da Associação das 13 as 16 horas.

Café com Carinho – Essa ação é realizada no setor de oncologia do Hospital Regional direcionada as pessoas que aguardam uma consulta. A mesa de café da manhã é preparada pelas voluntárias nas segundas, terças, quartas e sextas feiras. “Muitas pessoas vem de outros municípios, viajam de madrugada para passar por uma consulta e muitas vezes estão sem se alimentar”, explica Terezinha Kondo.

Almofada do Coração – A associação incentiva mulheres a confeccionar e a doar Almofadas do Coração para as pacientes com Câncer. O projeto é uma iniciativa que surgiu nos Estados Unidos com o objetivo de ajudar quem está passando pela doença. Qualquer pessoa pode confeccionar e doar almofada, (no formato de coração. A Cáceres Mama, fornece molde) que serão entregues com um bilhetinho para as assistidas. O formato da almofada contribuir para facilitar o descanso do braço após o processo cirúrgico, ajuda a aliviar a dor da cirurgia, reduzir o inchaço linfático provocado pela cirurgia, diminuir a tensão nos ombros, ser utilizada debaixo do cinto de segurança do carro para proteger contra eventuais golpes.

Palestras sobre prevenção e saúde: Um dos principais focos da Cáceres Mama é prevenir a doença ou permitir um diagnóstico mais precoce possível. Durante todo o mês de outubro estão sendo realizadas palestras em órgãos públicos, escolas, entidades de classe como OAB e outras a fim de alertar as mulheres para a importância do autoexame. Também são realizadas orientações sobre alimentação saudável e demais informações sobre saúde.

Bazar da Pechinha e customização de camisetas – As voluntárias realizam o trabalho de customização de camisetas que são vendidas em eventos e também bazar da pechincha visando arrecadar recursos para as atividades assistenciais.
Parceria com a ONG Ouse e Use – A associação encaminha para a ONG de Minas Gerais os dados da paciente que se submeteu a retirada da mama os dados e a assistida recebe gratuitamente em casa um sutiã especial para utilizar uma prótese externa de silicone. A prótese externa é fornecida também de forma gratuita por meio do MT Mama. A ação visa melhorar a autoestima das pacientes que se submeteram a mastectomia.
22090173_2034514063445899_3160699206562196276_n.jpg

  Fisioterapia – Em parceria com a Prefeitura Municipal de Cáceres a associação proporciona às assistidas uma vez por semana, essa prática melhora os movimentos após o procedimento cirúrgico e alivia dores.  
 
Fisioterapia – Em parceria com a Prefeitura Municipal de Cáceres a associação proporciona às assistidas uma vez por semana, às quartas-feiras pela manhã, um atendimento direcionado de fisioterapia, no Centro de Reabilitação. Essa prática melhora os movimentos após o procedimento cirúrgico e alivia dores. 

Encontro mensais: Todo primeiro sábado do mês, na sede do Rotary Clube da 13 de junho, em Cáceres, a Associação realiza o encontro mensal das 8h às 11 horas. O encontro reúne pacientes e voluntários e também quem desejar conhecer mais da Associação. Nesses dias são realizadas atividades diversas como roda de conversas, dia da beleza, oficinas, entre outra atividades. Quem deseja conhecer mais do trabalho pode aproveitar a oportunidade.Fisioterapia – Em parceria com a Prefeitura Municipal de Cáceres a associação proporciona às assistidas uma vez por semana, às quartas-feiras pela manhã, um atendimento direcionado de fisioterapia, no Centro de Reabilitação. Essa prática melhora os movimentos após o procedimento cirúrgico e alivia dores.

Informações sobre o Cáceres Mama: Rua 13 de Junho, 339 centro, telefones: (065) 99926-1900 e (065) 99817-2966 e email: caceresmama@hotmail.com e Facebook: @caceresmama
 
Sobre a doença:
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, além do autoexame a prática de atividades físicas e alimentação saudável pode reduzir em até 30% os casos de câncer de mama.
 
Como fazer o autoexame da mama
Reprodução
Auto Exame

O auto exame é um exame mensal que toda mulher deve fazer, procurando por protuberâncias, ondulações; verificando e comparando o tamanho dos seios e se há liberação de líquidos pelo mamilo.
 
Para realizar o autoexame da mama é importante fazer a avaliação em frente ao espelho, em pé ou deitada:

Frente ao espelho

Deve-se ficar nua em frente ao espelho e observar o tamanho, forma e cor das mamas, assim como inchaços, abaixamentos, saliências ou rugosidades.

Primeiro, deixar os braços para baixo, depois levantar os braços e observar as mamas; por fim, coloque as mãos apoiadas na bacia, fazendo pressão para observar se existe alguma alteração na superfície da mama.

Autoexame em pé

Em pé, o melhor momento é quando a mulher está no banho com o corpo molhado e as mãos ensaboadas.
Levante o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça e apalpe cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita com movimentos circulares. Repita este passo para a mama do lado direito.

Ao se apalpar é necessário que a mulher faça com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo. Depois pressiona-se os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido

Autoexame deitada

Para fazer o autoexame deitada é preciso deitar e colocar o braço esquerdo na nuca, colocando uma almofada ou toalha debaixo do ombro esquerdo para ficar mais elevado e mais confortável. Apalpe a mama esquerda com a mão direita e depois faça o mesmo procedimento com a direita.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Luana, em 22.10.2017 às 23:11

    Realmente o Dr Eduardo é um extraordinário médico oncologista.Irá fazer falta.

  • por Ana, em 22.10.2017 às 12:03

    Parabéns aos brilhantes médicos Eduardo e Alexandre Marques. Obrigada pelo excelente trabalho de oncologia realizado em Cáceres.

  • por Junior, em 22.10.2017 às 11:27

    Graças a Deus existem pessoas de bem, enquanto um grupinho de ze ninguém manipula na politicagem para paralisar cirurgias e fazer pacientes sofrerem com joguinhos de uma politicagem porca, muitos outros com caráter, personalidade, decência, solidariedade, ajudam, colaboram para que estes mesmos pacientes busquem forças para enfrentar está fase difícil ! Parabéns aos envolvidos, que Deus abençoem todos !

  • por Juliano, em 22.10.2017 às 10:31

    Realmente o Dr Eduardo Marques e o Dr Alexandre Marques são um anjo para os pacientes. Que triste que tiraram eles da oncologia de Cáceres.

  • por Andrea, em 22.10.2017 às 10:24

    O médico Eduardo Marque é um excelente médico. É muito triste saber que ele não faz mais parte da equipe de oncologia de Cáceres, em razão de perseguição política

 
Sitevip Internet