Notícias / Educação

20/10/2017 - 08:24 | Atualizado em 20/10/2017 - 12:38

Pontes e Lacerda: Ministério Público aponta à jovens importância do conhecimento de direitos ainda cedo

Por Weverton Correa/Assessoria de Comunicação

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Noções de Direito foi tema da palestra proferida pelo promotor de Justiça Frederico César Batista Ribeiro, do Ministério Público Estadual em Pontes e Lacerda,  na VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Fronteira (Jepex), nesta quarta-feira (18), no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda- Fronteira Oeste. Alunos do ensino médio dos cursos técnicos integrados de Administração, Informática e Controle Ambiental conheceram um pouco mais dos direitos que têm e também da atuação do MPE.

O promotor destacou a importância do conhecimento de direitos básicos ainda cedo. "Uma das atribuições do Ministério Público é justamente a defesa da cidadania e da educação. Então, é importante para os nossos jovens terem essa consciência cidadã. Eles estão aí praticamente ingressando na vida eleitoral ativa, podem escolher os novos governantes. Por isso, devem conhecer os direitos, as instituições, o que é o Ministério Público, o que fazemos e também há o interesse para aqueles que pretendem escolher as carreiras jurídicas".

Idealizadora da palestra, a professora Aline Espindola Vieira frisou o conhecimento. "Foi interessante porque muitos têm interesse de ingressar nessa área, o Direito, e também para entenderem a importância dessa área no dia a dia, como ocorre a influência no mercado de trabalho. Há abrangência de várias áreas, desde criminal, civil. Hoje, as pessoas têm muita informação".

A Jornada foi aberta oficialmente nesta quarta-feira e tem sequência nesta quinta-feira (19) até dia 21. Serão ao todo 57 atividades, divididas em 40 minicursos, 17 mesas redondas, um encontro de egressos do ensino superior, apresentações orais e em pôsteres de resumos simples submetidos e aprovados, programação cultural, concurso e amostra de fotografia. Haverá ainda outras atividades como a Feira Solidária.

Minicursos 

Os 40 minicursos oferecidos na VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Fronteira (Jepex) promovida pelo Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda- Fronteira Oeste ampliam conhecimentos e enriquecem o currículo escolar e acadêmico. Essa é a opinião de participantes, como Rosinete da Silva Querino, acadêmica do curso de Letras, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Campus Pontes e Lacerda.

Rosinete já participou dos minicursos de Práticas docentes e o ensino de história: um ofício ameaçado e também do Black power: padrões de beleza, estética e empoderamento. "Esses minicursos oferecidos vão nos ajudar na carreira acadêmica, em várias modalidades. Já participei de dois e achei excepcional. Têm muito a ver com meu curso superior. O evento colabora porque é voltado muito para pesquisa e sabemos que isso é importante para escola, comunidade, faculdade, até para acharmos soluções para problemas latentes na sociedade, no dia a dia".

A abertura oficial da Jepex foi na quarta-feira (18), no entanto, os minicursos tiveram início nesta quinta-feira (19), de manhã, e são voltados a várias áreas. Serão ao todo 57 atividades na Jornada, incluindo 17 mesas redondas, um encontro de egressos do ensino superior, apresentações orais e em pôsteres de resumos simples submetidos e aprovados, programação cultural, concurso e amostra de fotografia. Haverá ainda outras atividades como a 3ªFeira Solidária, que será realizada neste sábado (21), na praça do Ginásio Bezerrão, a partir das 16h.

Coordenador da comissão que organiza a Jornada, o professor mestre Sérgio Gomes destacou a programação e a abrangência do evento. "Foi um desafio muito grande montar essa Jornada Científica. Estamos lidando com um evento de grande porte no qual temos a obrigação de trazer à comunidade bons trabalhos, mesas-redondas, minicursos e temos ainda a nossa 3ªFeira Solidária. A Jornada é sempre um desafio, ainda mais em uma cidade como Pontes e Lacerda onde temos inúmeras instituições no contexto do ensino público a nível superior. Agradecemos a todos que colaboraram".

3ªFeira Solidária

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste promoverá a 3ª Feira Solidária, neste sábado (21), a partir das 16h, na Praça do Ginásio Bezerrão, que funcionará com um posto de coleta de doações. Os frutos da ação, que integra a programação da VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Fronteira (Jepex), serão direcionados para cunho beneficente.
Coordenador da comissão que organiza a Jornada, o professor mestre Sérgio Gomes, explicou que podem ser doadas roupas, calçados, livros, acessórios, CDs e DVDs, aparelhos eletrônicos, brinquedos, objetos de decoração, entre outros. "Tudo que for arrecadado será direcionado em prol de instituições carentes de Pontes e Lacerda", reforçou.

Paralelamente à Feira, também acontecerá na Praça do Ginásio um Sarau, com apresentações culturais voltadas à música, declamação de poemas, atuações teatrais, entre outros.

A Jornada teve início na quarta-feira (18). Desde então, foram realizadas 57 atividades, divididas em 40 minicursos, 17 mesas redondas, um encontro de egressos do ensino superior, apresentações orais e em pôsteres de resumos simples submetidos e aprovados, programação cultural, concurso e amostra de fotografia, entre outros.

O evento já é tradicional no Campus. Acadêmico e multidisciplinar, fomenta novos conhecimentos, debate questões relativas à pesquisa e atividades de extensão e inovação. Possibilita ainda mais o despertar acadêmico aos participantes e a divulgação científica. 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet