Notícias / Economia

18/10/2017 - 07:46

Fecomércio quer vereadores e a prefeitura combatendo a pirataria em Cáceres

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Em reunião de trabalho para tratar do combate à pirataria e contrabando em Cáceres, o presidente da Fecomércio-MT, Hermes Martins da Cunha, e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Cáceres (Sincovac), Sebastião Mário Giraldelli, se reuniram com a vice-prefeita, Eliene Liberato (PSDB), vereadores e autoridades do Procon Municipal; do Batalhão de Fronteira; da Sefaz-MT, da Marinha e empresários do comércio da região, na sede do executivo municipal, para divulgar a cartilha que leva o nome da campanha idealizada pela própria Federação do Comércio no Estado.

Na ocasião, o superintendente da Fecomércio, Evaldo Silva, apresentou a pedido do presidente Hermes, os valores que mostram os prejuízos provocados pela pirataria e contrabando. Em movimentação financeira chega a ser superior ao narcotráfico. Segundo a Consultoria Legislativa Câmara dos Deputados, o mercado ilegal movimenta R$ 89 bilhões, enquanto que o narcotráfico R$ 15,5 bilhões. Com a cartilha, a entidade máxima do comércio estadual pretende trabalhar em conjunto com órgão fiscalizadores e fomentar a conscientização do comércio legal à população em geral. 

Para o capitão do 2º Batalhão de Fronteira, Davi Souza, o combate realizado é diário, com ações de patrulhamento contra o contrabando, tráfico de drogas e descaminhos. “Muitas pessoas, infelizmente, agem de maneira displicente e acabam contribuindo para gerar um capital que é utilizado para a compra de armas, drogas e outros males”.

A vice-prefeita do município explicou que a prefeitura está à disposição para mobilizar os órgãos da cidade no trabalho de fiscalização e, assim, fortalecer o comércio legal. O fato da região de Cáceres ser de fronteira, existe esse desafio a mais, por conta do contrabando.
Ainda na reunião, Hermes Martins entregou aos  vereadores presentes, o ofício que pede a criação da Frente Parlamentar de Combate à Pirataria e Contrabando no município.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Pagador de imposto, em 20.10.2017 às 09:49

    A muito tempo a prefeitura e os órgão competentes tipo RECEITA FEDERAL E DEMAIS RESPONSÁVEL deveria combater a sonegação em Cáceres -MT. A maioria do comercio legalizado costuma ludibriar os consumidores com notinhas sem nenhum valor jurídico. E ai, entra os setores de vestuário,embalagem ,supermercados em especial na praça da feira que nunca tem máquina de imprimir notas fiscais,revenda de carro que não dá entrada nos veículos ou saída quando revendidos,produtos piratas que é vendidos todos os dias na portas de bancos.Isso além de ser crime contra a ordem tributária é um desrespeitos aos pedestres .

  • por Junior, em 18.10.2017 às 21:38

    E que os vereadores e a prefeitura cobrem deles preços mais justos, eu entendo que pirataria tem que acabar mais também os preços abusivos, só andar pela cidade e verificar que o valor de muitos produtos estão muito maiores que cuiaba ou outra cidade, é direito exigir preços mais justos!

 
Sitevip Internet