Notícias / Cidade

16/10/2017 - 09:43 | Atualizado em 16/10/2017 - 11:31

INCONSCIENTES: Mutirão retira mais 12 toneladas de lixo do rio Paraguai

Por Jornal Oeste

Ronivon Barros

Criador do Mutirão, Capitão Renato Thomaz olha desolado a falta de consciência (Crédito: Ronivon Barros)

Criador do Mutirão, Capitão Renato Thomaz olha desolado a falta de consciência

Se não fossem os mutirões dos últimos 29 anos, certamente o rio Paraguai, no perímetro urbano de Cáceres, já estaria semelhante ao rio Cuiabá, no percurso que corta a capital do Estado.
 
Ontem, 15, voluntários tornaram a retirar cerca de 4 caminhões truck de lixo de baias e margens do rio em uma raio de 150 quilômetros do centro da cidade.
 
Ao contrário de que alguns pensam, não são os turistas os maiores responsáveis.
 
Estudos feitos por Turismólogos e Ambientalistas entres eles, Ricardo Vanini, atesta que o lixo é levado pelos próprios moradores da cidade, especialmente os que mantém acampamentos.
 
Outra parte, chaga ao maior formador do Pantanal pelos canais que cortam a cidade no período da chuvas.
 
'Durante a seca, o povo joga lixo nas ruas e quando chega o período das águas ele é levadoo para as baias e rio’, relata Vanini.
 
Para o Turismólogo cacerense, a única forma de mudar essa situação é conscientizando os novas gerações.
 
‘Precisamos envolver e conscientizar as futuras gerações senão teremos um outro rio Cuiabá', alertou.

Clique no link abaixo e veja mais fotos:

http://agenciaaf8.blogspot.com.br/2017/10/29-mutirao-da-limpeza-do-rio-paraguai.html

Comentários

inserir comentário
8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Eliza, em 16.10.2017 às 17:08

    É a população fazendo o serviço que os governantes deveriam fazer, incluindo todos os políticos desnecessários do nosso município.

  • por Julio cesar, em 16.10.2017 às 16:34

    Foi muito legal mesmo está ação, não faltou nada, nem os futuros candidatos querendo fazer bonito kkkkkkkk

  • por Junior, em 16.10.2017 às 15:45

    Galera, político não tem coração, tem calendário eleitoral

  • por Junior, em 16.10.2017 às 13:03

    Parabéns aos engajados, temos que fazer pq esperar por políticos desta politicagem não podemos ! Tinha pré candidato lá até suando para mostrar serviço, assim trabalham, antes da cadeira, pq depois ...... Por outro lado está conscientização terá que vir de cima para baixo, digo outros pontos do Rio pq na época de enchente traz muito lixo de cima para baixo também, aliás estes políticos de meia pataca poderiam pelo menos fazerem um projeto para estudar tudo isso, mas não, nisto não tem aumento de salário, benefícios e muito menos diárias né ? Fazer o que se na sala climatizada deles é bem melhor e evitam a fadiga já que trabalham tanto!

  • por Claudio Diniz, em 16.10.2017 às 12:55

    Conversa fiada Barbosa, o que tem a ver os governantes com a falta de educação e respeito do povo que se utiliza do rio paraguai??? Pode colocar o papa Francisco governando que não vai influenciar na falta de educação que é cultural para a maioria..

  • por cacerense querendo progresso, em 16.10.2017 às 11:59

    Não e so os pescadores que poluem as margens do rio, pra ter uma ideia transita na via entre a areeira castrillon e proeste esta tomado de todos tipos de lixo

  • por cacerense querendo progresso, em 16.10.2017 às 11:56

    A melhor forma é proibir esses acampamentos que na minha opinião não deveria nem ter, pois a maiores dessas pessoas não recolhe e depositar os lixos no devidos lugar,

  • por Barbosa, em 16.10.2017 às 10:22

    É vergonhoso que isto ainda acontece, os nossos governantes poderia de agora em diante em colocar mais fiscalização em nossas margens do glorioso Rio Paraguai, já que conscientização o povo não tem, mexe no bolso dele que eles se aprumam, eu sinceramente achava que este ano não conseguiria tirar nem 3 toneladas e agora aparece 8, que decepção.

 
Sitevip Internet