Notícias / Mato Grosso

15/10/2017 - 08:46

Cacerense considerada eleitora mais velha de MT faz cadastramento biométrico

Por Da Redação

Da Redação

 (Crédito: Da Redação)
Eleitora mais idosa de Mato Grosso, Virgínia Martins dos Santos, 107 anos, compareceu à Casa da Democracia, em Cuiabá, para a revisão do eleitorado com biometria.

Ela nasceu em Cáceres no 7 de setembro de 1910, data simbólica por marcar a proclamação da Independência do Brasil.
 
Na quarta-feira (11), dona Virgínia percorreu 120 quilômetros, do sítio onde mora na gleba Nossa Senhora da Esperança, até a Casa da Democracia, em Cuiabá.
 
Mãe de 14 filhos e viúva há 27 anos, estava acompanhada das filhas Sandra Martins Franco, 61 anos, e Cecília Santos Franco, 85 anos.

Seu cadastro mostra que dona Virgínia costuma comparecer às urnas em todas as eleições, apesar da idade avançada. Sandra, a filha mais nova, explique sua mãe é assim mesmo, determinada.
 
Tão determinada que mentiu às filhas dizendo que estava com todos os documentos em mãos, mas na verdade havia escondido sua carteira de identidade no fundo do baú que fica em seu quarto.
 
No caminho para a cidade não disse palavra. Veio contar a verdade já quando adentravam a Central de Atendimento ao Eleitor, em Cuiabá.

"Pensei que vocês iam me levar pro médico também. Odeio ir no médico", disse dona Virgínia, arrancando gargalhadas das filhas.
 

Para que ela não fosse obrigada a refazer a viagem, os servidores da Justiça Eleitoral encontraram uma alternativa.
 
Coletaram os dados biométricos, mas condicionaram a efetivação da revisão dos dados da eleitora, à apresentação do seu RG nos três dias úteis seguintes, o que poderia ser feito por qualquer membro da família.

Após o acordo firmado entre os familiares e a Justiça Eleitoral, dona Virgínia deixou o local sorridente, aguardando a próxima eleição para exercer seu direito ao voto.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por marsofo, em 15.10.2017 às 15:17

    Esperei 70 anos para gozar da liberdade de não ser ludibriado pelos gatunos da politica brasileira.Gozando da prerrogativa da não obrigatoriedade de exercer o direito de votar, ou melhor, dever de votar, já não me incorro em penalidade por assim proceder. Medito, agora, diante dessa notícia, me coloco na condição de um marginal da sociedade, ou, de um verdadeiro cidadão livre ? Livre das traições e falsidades ideológicas dos pretensos salvadores da pátria que usam de mil artifícios, desde a mentira até o despropósito de corromper o sagrado direito do voto, para ludibriar a boa fé daqueles que o elegem.

 
Sitevip Internet