Notícias / Cidade

14/10/2017 - 09:45 | Atualizado em 15/10/2017 - 08:53

Voluntários estão fazendo hoje Mutirão de Limpeza no rio Paraguai

Por Jornal Oeste

Pedro Miguel/Arquivo

 (Crédito: Pedro Miguel/Arquivo)
Ao menos 300 voluntários e 50 embarcações vão participar neste domingo, 15, em Cáceres, do 29º Mutirão de Limpeza do rio Paraguai.

Ação começa a partir das 7h.

 
Em quase três décadas, apesar das ações, mais 340 toneladas de lixo foram retiradas de baias e margens do rio em um raio de 80 quilômetros
 
A ação está sendo coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sicmatur), em parceria com a Associação Ambientalista, Turística e Empresarial de Cáceres (ASATEC) e com apoio de diversas entidades e pessoas físicas, como o capitão da reserva da Marinha, Renato Thomaz, idealizador do Mutirão.

O Mutirão de Limpeza começou por iniciativa do então comandante da Agencia da Marinha em Cáceres, Capitão Renato Thomas que com apoio da prefeitura realizou uma ação logo após o início da Piracema para retirada do lixo deixado por pescadores e turistas nas margens das baias e do rio Paraguai.
 
Desde então, o município com a colaboração da sociedade organizada e dos órgãos ambientais e de segurança tem realizado a ação, sempre no início da Piracema.
 
Além da Marinha, Corpo de Bombeiros, Exército, Policia Militar, Juvam, Policia Ambiental, Colônia de Pescadores, Policia Federal e o Ibama, este ano a ação conta com apoio do Consórcio das Nascente do Pantanal, Grupo Fé e Vida, Fórum de Luta das Entidades de Cáceres (FLEC), Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFEMT), Grupo Guerreiros da Natureza, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Condema).

Dicas para os voluntários
 
Utilize roupas e calçados adequados para adentrar a mata ciliar, use protetor solar, beba bastante líquido e evite bebida alcoólica.

Tome cuidado com troncos e folhagens, pois podem esconder animais peçonhentos e vespas;

Proceda a coleta do lixo nas proximidades das margens;

Recolha sacolas plásticas, latas, garrafas, lonas e metais, não recolha material orgânico (papel higiênico, restos de comida ou animal mortos);

Coloque o material coletado nos sãos e deposite-os nas lanchas de apoio;

Retire armadilhas e demais apetrechos de pesca do local, recolhendo-os para as lanchas de apoio;

Utilize luvas de raspa;

Leve o seu repelente;

Quando terminar de coletar o lixo de sua área você poderá dirigir-se a outra área.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Lucia F, em 16.10.2017 às 06:50

    Estava lá também, 99% dos voluntários foram ótimos, pessoas de coração e caráter que zela pelo bem estar geral dando exemplo ! Tinha mesmo pré candidato, um em específico, fico espantada em ver como antes de assumirem uma cadeira são solidários, preocupam com o Rio, as pessoas, preocupam em mostrar que estão preocupados com todos e tudo, celular não sai da mão à espera de uma foto que irá chamar atenção e mostrar que está ali não por votos e sim por dedicação, pessoas que antes não apareciam tão solidárias, mais enfim, muitos assumem uma cadeira com seus salários e benefícios e nunca mais vemos estes engajados em nenhuma ação nem mesmo para dar picolé a criança nas ruas, pq será né ? Eu estou escaldada, fico indignada também, posso até estar errada mais vejo esse mesmo pseudo, candidato a pré se fazer de super, mega, ultra solidário, e não apenas nesta mais em outras mostrando que participa como se antes participava dos eventos em prol cáceres. Acham está oportunidade de mostrar o que não são, mas nós sabemos quem é quem.

  • por Luciana, em 15.10.2017 às 10:29

    Vi mesmo Júnior alguns que estavam para politicagem e outros por ajudar mesmo, se importar, os cacerenses são esforçados, pena que a maioria dos políticos não enxergam isso é só querem auto benefício, importantíssimo analisarmos e saber a hora em quem votar, e principalmente sugar serviço desse povo antes e durante eleições pq depois alguns que sugam mamando deitado

  • por Junior, em 15.10.2017 às 10:22

    Estou só observando, candidatos, pré candidatos e alguns poucos políticos estarem lá no meio, alguns para mostrar algo e conseguir votos, outros para dizer que fazem sua parte. Mais o caminho é este, aproveitar antes de serem eleitos pq depois fazem como a maioria, dedo no rego dos eleitores e vão usufruir dos seus salários e benefícios. A política está caminhando para isso, políticos fazer antes de eleger, pq depois ? Depois esquece ! Estou vendo galera aqui do VOU CANDIDATAR, até torrado de sol catando garrafinha postando fotos em redes sociais, será que após eleitos, caso forem , irão participar de novo desta campanha ? Votem consciente, vamos tirar os pseudos pôs, atuais e futuros que dizem em lutar pelos direitos do povo, fim da politicagem ilusória ! Sabemos quem é quem, não vamos dar política empregatícia nas mãos de certos, vamos analisar desde já para votarmos . Oba: não sou candidato, sou indignado !

 
Sitevip Internet