Notícias / Politica

13/10/2017 - 08:44

Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal busca recursos para saneamento

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Em visita à presidência da Funasa, no último dia 10, o Presidente do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal, Wemerson Adão Prata, acompanhado dos Deputados Ezequiel Fonseca e Vitório Galli, do Superintendente Estadual da Funasa, Francisco Holanildo Silva e ainda do Prefeito de Indiavai, Valteir Quirino dos Santos, Prefeita de Mirassol, Marinez de Campos e Secretário Executivo do Consórcio, Dariu Antônio Carniel, apresentou ao  Presidente da Funasa, Dr. Rodrigo Sérgio Dias, os trabalhos desenvolvidos pelo Consórcio na área de saneamento com apoio financeiro da Funasa, em especial o aterro sanitário que em breve deverá entrar em funcionamento.

Na pauta o Deputado Ezequiel apresentou o projeto do Consórcio de Saúde, no valor de 500 mil, que tem como objeto Educação em Saúde para  prevenção contra o mosquito da dengue e da zica. 

Reconhecendo a importância do projeto e atendo a solicitação do Deputado o Presidente Rodrigo despachou recomendando aprovação do projeto.

A outra pauta, esta do Consórcio Nascentes do Pantanal, também apresentada e requerida pelo Deputado Ezequiel Fonseca, solicitou recursos para complementar o sistema regional de resíduos sólidos, em especial a implantação dos transbordos de lixo de Lambari D'Oeste que atenderá tambem Rio Branco e Salto do Céu, Transbordo de Jauru que atenderá os municípios de Jauru e Figueirópolis D'Oeste e o Transbordo de Porto Esperidião. 

As Estações de Transbordo de Lixo são locais onde os caminhões descarregam o lixo em containers após a coleta, para posteriormente serem levados ao aterro sanitário. Neste sistema de logística do transporte do lixo, já está concluído a Estação de Transbordo de Araputanga que atenderá tambem Indiavai e Reserva do Cabaçal.

Outra reinvidicação relevante para os municípios do consórcio foi quanto aos caminhões de lixo. O Consórcio registrou uma demanda de 17 caminhões compactadores de lixo (6 M3), necessários para universalizar a coleta de lixo nos municípios com veículos adequados. Ressaltando que dos 13 municípios do projeto, 7 não possui Caminhão compactador.

Após a apresentação do projeto regional integrado   de gestão associada de resíduos sólidos, o presidente Rodrigo disse que o projeto do Consórcio é um orgulho para a Funasa e solicitou ao Superintendente Francisco Holanildo que preparasse apresentação do projeto para que pudesse ser levado à Itália em evento que a Funasa irá participar em breve. E finalizou dizendo ao Deputado Ezequiel que atendendo a recomendação da direção nacional do Partido Progressista-PP, haveria de destinar, ainda este ano, recursos na ordem de 2,5 milhões para apoiar as ações no Consórcio, em especial para aquisição de caminhões compactadores de lixo.

Para o projeto de implantação do Sistema Regional de Tratamento e Disposição Final de Resíduos (aterro sanitário) que também inclui aquisição de veículos e equipamentos a Funasa já destinou por intermédio do Convênio n° 538/2008 o valor total de 5,7 milhões. Sendo que neste projeto os municípios de Mirassol D'Oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga e Curvelândia já foram beneficiados com caminhão compactador de lixo.
 
Acompanharam a audiência os Vereadores de Mirassol D'Oeste, Marli Andromedes Ferreira, Ronaldo Jardim e Odacir Trindade.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Edu, em 13.10.2017 às 11:00

    Alguém ainda confia em dar recursos a Ezequiel Fonseca?

 
Sitevip Internet