Notícias / Cidade

11/10/2017 - 10:27 | Atualizado em 11/10/2017 - 10:42

300 pessoas e 50 embarcações vão participar do Mutirão de Limpeza do rio Paraguai no domingo

Por Jornal Oeste

Ricardo Vanini/Especial para o Jornal Oeste

 (Crédito: Ricardo Vanini/Especial para o Jornal Oeste)
Em reunião realizada ontem, 10, na Sicmatur, os organizadores do 29º Mutirão de Limpeza do rio Paraguai, que acontece no próximo domingo, 15, partir das 7h, em Cáceres, acertaram o envolvimento de 300 voluntários e 50 embarcações.
 
Em quase três décadas, apesar das ações, mais 340 toneladas de lixo foram retiradas de baias e margens do rio em um raio de 80 quilômetros
 
A ação está sendo coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sicmatur), em parceria com a Associação Ambientalista, Turística e Empresarial de Cáceres (ASATEC) e com apoio de diversas entidades e pessoas físicas, como o capitão da reserva da Marinha, Renato Thomaz, idealizador do Mutirão.
 
Segundo Claudionor Duarte Correa da Sicmatur, apesar do volume de barcos e voluntários, seria importante que mais usuários do rio se envolvessem na ação.
 
Ele afirmou que doar um dia de gasolina e tempo para ajudar a preservar, é tão pouco perto do que o rio oferece.
 
‘Seria um gesto nobre tirar as dezenas de barcos dos estacionamentos, pegar os amigos de pesca e passeio e fazer a coleta de lixo’, ressaltou, acrescentando que isso pode ser feito independente do Mutirão.
 
O Mutirão de Limpeza começou por iniciativa do então comandante da Agencia da Marinha em Cáceres, Capitão Renato Thomas que com apoio da prefeitura realizou uma ação logo após o início da Piracema para retirada do lixo deixado por pescadores e turistas nas margens das baias e do rio Paraguai.
 
Desde então, o município com a colaboração da sociedade organizada e dos órgãos ambientais e de segurança tem realizado a ação, sempre no início da Piracema.
 
Além da Marinha, Corpo de Bombeiros, Exército, Policia Militar, Juvam, Policia Ambiental, Colônia de Pescadores, Policia Federal e o Ibama, este ano a ação conta com apoio do Consórcio das Nascente do Pantanal, Grupo Fé e Vida, Fórum de Luta das Entidades de Cáceres (FLEC), Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFEMT), Grupo Guerreiros da Natureza, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Condema).

Dicas para os voluntários
 
Utilize roupas e calçados adequados para adentrar a mata ciliar, use protetor solar, beba bastante líquido e evite bebida alcoólica.

Tome cuidado com troncos e folhagens, pois podem esconder animais peçonhentos e vespas;

Proceda a coleta do lixo nas proximidades das margens;

Recolha sacolas plásticas, latas, garrafas, lonas e metais, não recolha material orgânico (papel higiênico, restos de comida ou animal mortos);

Coloque o material coletado nos sãos e deposite-os nas lanchas de apoio;

Retire armadilhas e demais apetrechos de pesca do local, recolhendo-os para as lanchas de apoio;

Utilize luvas de raspa;

Leve o seu repelente;

Quando terminar de coletar o lixo de sua área você poderá dirigir-se a outra área.
  • 300 pessoas e 50 embarcações vão participar do Mutirão de Limpeza do rio Paraguai no domingo

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Paulo Portugal, em 12.10.2017 às 05:08

    Em Caceres,em termos de Meio Ambiente, O Futuro é Hoje!!!Parabéns aos líderes e participantes do Movimento! Cáceres- MT.dando exemplo para o Mundo!!!

  • por Juca, em 11.10.2017 às 22:10

    Obrigado Prefeito Francis por me deixar sem água no feriado.

  • por Odeney Miguel de Arruda, em 11.10.2017 às 16:19

    Que tal esse pessoal falassem com os Vereadores e o Prefeito de Caceres para incentivar a troca de 02 garrafas pet por ingressos de futebol a fim de assistirem os jogos do Cacerence EC nessa bela cidade de Cáceres. No pantanal não teria varias garrafas pet dentro dele, trata-se de meio ambiente. No Estado de S.Paulo tem varias Prefeituras Municipais fazendo isso. A CBF vem incentivando isso na Copa Verde desde 2016.

  • por Barbosa, em 11.10.2017 às 13:38

    Este gesto de toda a comunidade Cacerense não tem preço e nem elogios que paga, merecem todas homenagem que seres humanos podem receber, agora o que dá tristeza é ter que fazer este serviço de limpeza todos os anos, onde está a consciência dos usuários de nosso maravilhoso RIO PARAGUAI, quando será que nossos organizadores, voluntários etc vão sair para o rio e nada encontrar de lixo nas margens de nosso Rio, pelo que a gente sente e vê todos os anos ao invés de diminuir a retirada de lixo, ela só aumenta. Neste caso sobra só uma alternativa, criar um lei e multar quem deixa lixo nas margens ou proibir o uso das margens do Rio que nos oferece lindos finais de semana com lazer em suas praias maravilhosa e ótimas pescarias e passeios de barcos com familiares e turistas.

 
Sitevip Internet