Notícias / Politica

09/10/2017 - 11:03

PAIXÃO EM ADMINISTRAR: Cáceres estoura limite de gastos com pessoal

Por A Gazeta

A Gazeta

 (Crédito: A Gazeta)
Estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que de 122 cidades de Mato Grosso que tiveram suas contas analisadas, 22 já ultrapassaram o chamado limite prudencial estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) nos gastos com pessoal. Com mais 38 cidades em situação considerada pela entidade como limítrofe, sem medidas de correção e adequação das despesas, o número aumentará nos próximos meses. 
Assessoria
Para a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), são vários os fatores que explicam as dificuldades enfrentadas pelos prefeitos para manter os gastos com o funcionalismo público dentro do limite de 51% da receita de cada cidade. Entre eles estão as distorções no pacto federativo, o subfinanciamento por parte da União dos diversos programas e ações em execução a adoção de pisos salariais nacionais sem nenhuma contrapartida do Governo Federal e, claro, a crise econômica, que reduziu a arrecadação de impostos.

Conforme a análise apresentada pela CNM, dos 122 municípios de Mato Grosso analisados, 27 estão em boas condições com relação à folha, ou seja, gastando até 41% do orçamento. Enquanto isso, 35 têm condição ajustada, com salários consumindo até 45,9%. Já 38 prefeituras atingiram 51% de seu orçamento, as chamadas limítrofes, enquanto que 10 estão no limite emergencial e 12 ultrapassaram todos os limites previstos.

O estudo também analisou a evolução dos gastos com pessoal destes municípios nos últimos três anos. O aumento médio a cada exercício das despesas com os servidores cresce 13%, acima do que as prefeituras registram de evolução em suas arrecadações. No total, são gastos R$ 4,6 bilhões. Para o presidente da AMM, Neurilan Fraga (PSD), a questão é bastante séria e apenas a mudança de políticas por parte da União pode reverter o quadro. 

Neurilan Fraga
“Um dos maiores problemas é a questão do subfinanciamento dos programas federais. Para se ter uma ideia, em cada uma das ações, a União passa no máximo 35% do que é efetivamente gasto.

O resto da conta fica para as prefeituras”. Além da busca por mudanças na legislação, a chamada pauta municipalista, o presidente da AMM explica que a entidade tem trabalhado com os gestores no sentido de adequar os gastos à realidade orçamentária.

“Em Alto Taquari, por exemplo, que passou por eleição suplementar, o novo prefeito encontrou problemas nos gastos. Neste momento, temos uma equipe técnica atuando lá no município no sentido de ajudar o gestor”.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destaca que “esta crise que é conjuntural e também sistêmica e assola há muitos anos as combalidas finanças públicas”. Ziulkoski lembra ainda que um dos pleitos que consta da pauta da CNM e do movimento municipalista é a participação dos Municípios nesta arrecadação das contribuições da União, ou a inclusão delas na cesta que compõem os Fundos de Participação.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Gregg, em 10.10.2017 às 10:43

    Eh Júnior, ou vc é ingênuo ou é muito imbecil, viu.

  • por Junior, em 09.10.2017 às 11:26

    Se a crise é sistêmica temos que começar observar o que é quem podemos eliminar que não está obtendo retorno, minha pergunta é frequente, em um município qual q necessidade de mantermos tantos vereadores no quadro ? Poderíamos unir secretarias, obordar qual despesas dentro do município poderíamos eliminar, sabemos que com a burocracia também vem gastos, poderíamos eliminar burocracias, dentro da lei, fazendo com que seja mais dinâmico os serviços e menos custos, enxugar não, mais secar certas secretarias até para melhor controle produtivo, controlar despesas internas e externas e agregar a comunidade em serviços voluntários para poder gerar um retorno mais elaborado, eficaz que insira nossa comunidade as necessidades e obstáculos em administrar. Poderíamos também solicitar ajuda aos futuros formandos da unemat, exemplo, na área de agronomia, enfermagem e medicina, biologia, para gerar maior contato com a comunidade e assim tentar gerar renda para capitalizar recursos internos, assim maior renda de impostos ! Temos isso? Não temos, nem projeto, falta gerência, falta vontade não do prefeito mais sim de um conjunto!

 
Sitevip Internet