Notícias / Cidade

25/09/2017 - 08:04 | Atualizado em 25/09/2017 - 08:17

Rodovia que liga Cáceres a Barra do Bugres é reflexo do governo Taques

Por Sinezio Alcântara

Facebook

 (Crédito: Facebook)
Cerca de 50 crianças da escola Buriti estão sem aulas e vários produtores, principalmente, de leite, perdendo a produção, isolados do outro lado da ponte, sobre o córrego “Figueirinha” nas proximidades de Vila Aparecida, zona rural do município, a 52 quilômetros de Cáceres. A ponte de madeira, que há muito tempo estava danificada, deteriorou-se ainda mais na noite de terça-feira (19). Para a travessia os moradores fazem fila, se equilibrando nos pranchões, com o risco de cair de uma altura de mais de 5 metros.

Os ônibus que fazem o trajeto de Cáceres ao distrito são obrigados a pararem no local para baldeação dos passageiros. Ao todo são cinco pontilhões de madeira ligando Vila Aparecida à várias comunidades. Cerca de 3 mil pessoas vivem no local. Eminentemente agrícola, a maioria dos produtores – de banana, mandioca, feijão, leite e hortifrutigranjeiros – desde terça-feira, estão com a produção retida por falta de meios de transportes. As crianças, estudantes da escola municipal Buriti, estão sem aulas desde o dia que a ponte caiu.

Representante da comunidade, o vereador Domingos Oliveira dos Santos, informou que, há mais de 5 anos, a recuperação e manutenção das pontes, são feitas pelos próprios moradores que se cotizam e dividem as despesas decorrentes, principalmente, de madeiras, ferro, prego entre outros. Porém, segundo ele, a comunidade já não dispõe, principalmente, de madeiras para o reparo. E, além disso, explica Domingos, devido a gravidade da situação, há necessidade de um parecer técnico para reconstrução.

“Esse problema se arrasta há mais de 5 anos. Os moradores da comunidade é que sempre se unem para fazer os reparos necessários, retirando madeira e comprando outros materiais. Mas agora, infelizmente, já não dispomos, principalmente, de madeira. E, além disso, as informações que temos é que, será necessário um parecer técnico” diz o vereador ressaltando que “já procuramos o governo do Estado várias vezes, mais infelizmente, ainda não tivemos nenhum resultado”.

Acompanhado do deputado Adriano Silva, no dia seguinte a queda da ponte, o vereador Domingos esteve na Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) pedindo socorro.

Na tarde de quinta-feira, uma equipe de técnicos e engenheiros do governo e da Construtora H.L que trabalha na pavimentação da MT-343 esteve inspecionando o local. Oportunidade em que ficou decido que, nos próximos dias, será feito um desvio para passagens de veículos  e, posteriormente, em conjunto com a prefeitura local e moradores da comunidade executar uma recuperação total das pontes até que seja construída uma de concreto quando a pavimentação asfáltica chegar ao local.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Junior, em 25.09.2017 às 09:03

    Como disse anteriormente, este governo está afundando nosso estado na lama que é a adm dele, de promessas vazias e sem compromisso com nossa região ! A anos a população reúne verba para manutenção e para onde vai os impostos que aquela comunidade paga sr governador e os lambe lambes ? Será que não tem um.... de político que possa intervir por esse povo aqui em cáceres ??? Cadê os digníssimos vereadores que nunca olharam para isso ??? Não movimentam pq não tem diárias nem benefícios né ? E a reforma não seria oportunizar nada para os senhores não e vdd ?? Passou da hora de tomarem vergonha e cobrarem o que é de direto da população ao invés de ficarem de bico aberto esperando salário gordo e benefícios caírem goela abaixo dos bonitinhos da cara feia! Foram eleitos para trabalhar e não para política empregatícia, cadê a representação do povo ? Tá sei !!!!

 
Sitevip Internet