Notícias / Cidade

24/09/2017 - 11:01

Evento da Empaer em Cáceres vai apresentar casa sustentável

Por Assessoria

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Em comemoração aos 53 anos de atividade da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) o Governo do Estado realiza a maior Feira Tecnológica da Agricultura Familiar no período de 27 a 29 de setembro, no Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (CRPTT) de Cáceres. Serão apresentadas Unidades Didáticas e Demonstrativas com tecnologias e alternativas de renda para o agricultor familiar. A expectativa de público é em torno de duas mil pessoas.
 
Considerado o evento mais importante do ano para o agricultor familiar, os pesquisadores e técnicos da Empaer vão recepcionar por dia mais de 600 pessoas e percorrer, as Unidades Didáticas de mandioca, maracujá, banana, abacaxi, pecuária de leite, piscicultura e conhecer de perto a casa do agricultor. E ainda sete Unidades Demonstrativas com informações sobre hidroponia, bem-estar social e turismo, produção de flores, apicultura, alimentos biofortificados, laboratórios da Empaer e resultados de pesquisa.
 
Os participantes também vão conhecer uma unidade provida de tecnologias com alternativas simples, práticas e baratas com foco na sustentabilidade e promoção social, a casa do agricultor familiar. O interior da casa é dividido em sala, quartos e cozinha. O destaque é para cozinha que possui fogão a lenha com um sistema que aquece a água, forno de 200 litros fabricado com tambor de metal e um filtro de areia para purificar a água, tornando-a própria para o consumo.
 
Na parte externa da casa foi construído o banheiro, onde os resíduos e afluentes são destinados para uma fossa negra. No quintal, há um biodigestor para a produção do gás a ser usado no fogão da cozinha com o aproveitamento do esterco produzido pelo gado.
 
Com objetivo de levar ao agricultor familiar conhecimento e tecnologias que diversificam e melhoram a sua produção, promovendo o desenvolvimento sustentável da pequena propriedade, a Feira Tecnológica da Agricultura Familiar também mostra o trabalho executado pelos pesquisadores, técnicos e servidores durante os 53 anos de atividade da empresa em prol da família rural.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet