Notícias / Cultura

23/09/2017 - 10:48

Projeto vai ensinar crianças de Cáceres a ‘tirarem rezas’

Por Jornal Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Um dos fatos que mais chamou atenção na última quinta-feira, 21, durante o lançamento do ponto de cultura da Associação Cultural do Grupo Cururu Pantaneiro (ACGCP), de Cáceres, que executará o projeto cultural Toadas do Cururu Pantaneiro, foi a revelação de que a ação também tem como meta ensinar as futuras gerações a ‘tirarem rezas’.
 
Conforme o coordenador do projeto, Lourenço de Fátima, a formação de ‘tiradores de reza’, complementa a proposta de transferir as futuras gerações a manutenção da cultura pantaneira, ensinando inclusive a arte da produção, afinação e uso dos instrumentos usados no Cururu e no Siriri.
 
As aulas começam efetivamente a partir da semana quem as terças e quintas-feiras das 15h às 17h na sede do projeto na Avenida Tancredo Neves, 622, bairro Cavalhada, próximo da sede da reitoria da unemat. Lá também será o local para fazer as inscrições que são gratuitas.
 
O projeto é aberto a pessoa com idade a partir dos 17 anos.
 
A associação foi selecionada em edital da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e Ministério da Cultura (MinC) e faz parte da nova rede de pontos de cultura em Mato Grosso.
 
Ela receberá R$ 60 mil para executar o projeto por um ano.
 
O projeto tem como objeto promover oficinas de confecção de viola-de-cocho, mocho e ganzá, musicalização e dança de siriri.  
 
As aulas serão ministradas por mestres da cultura popular pantaneira, que pretendem fortalecer e perpetuar a cultura mato-grossense.
  • Projeto vai ensinar crianças de Cáceres a ‘tirarem rezas’
  • Projeto vai ensinar crianças de Cáceres a ‘tirarem rezas’

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Marlene, em 23.09.2017 às 15:49

    Parabéns pela iniciativa. Nossa cultura precisa continuar de geração para geração. Não podemos deixar acabar. Ainda bem que temos pessoas se envolvendo e preocupando com isso, já que o poder público da nossa cidade não se preocupa com nada que se trata de cultura.

 
Sitevip Internet