Notícias / Educação

23/09/2017 - 09:25

Unemat está com inscrições abertas para 12 programas de mestrado e doutorado

Por Danielle Tavares – Assessoria Unemat

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está com editais de seleção para os programas de pós-graduação em nível de mestrado e/ou doutorado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola, Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos, Ciências Ambientais, Educação, Ensino de Ciências e Matemática, Estudos Literários, Genética e Melhoramento de Plantas, Geografia, Linguística e os mestrados profissionais oferecidos em Rede Nacional, em Letras, História e Matemática. Cada programa tem prazo de inscrição, critérios de seleção e local de oferta específicos, conforme previsto em edital.

Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (mestrado)- Desenvolvido no câmpus de Tangará da Serra, o programa possui área de concentração em Ambiente e sistemas de produção agrícola com linhas de pesquisa em Modelagem e indicadores socioambientais para sistemas agrícolas e conservação ambiental; Práticas de produção agrícola e conservação ambiental. São 17 vagas. Inscrições de 02 a 13 de outubro. Edital disponível aqui. 

Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos (mestrado) – O programa, sediado no câmpus de Alta Floresta, tem área de concentração em Agroecossistemas Amazônicos e duas linhas de pesquisa: Diversidade biológica e Agroecossistemas amazônicos. São ofertadas 16 vagas, a graduados em áreas do conhecimento relacionadas às linhas de pesquisa ou em afinidade com as Ciências Ambientais.
As inscrições podem ser feitas até 13 de outubro. Saiba mais clicando aqui


Ciências Ambientais (mestrado e doutorado): O período de inscrições encerra-se em 25 de setembro. Podem candidatar-se aos cursos de mestrado e doutorado em Ciências Ambientais, respectivamente, portadores de diploma de curso superior e título de mestre em qualquer área do conhecimento. O programa possui a área de concentração “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, com duas linhas de pesquisa: Uso sustentável e conservação da biodiversidade do Pantanal, Amazônia e Cerrado e Análise socioambiental do Pantanal, Amazônia e Cerrado.
São ofertadas 22 vagas para o mestrado e 18 vagas para o doutorado. Acesse edital completo

Educação (mestrado)- O mestrado em Educação, ofertado em Cáceres, apresenta área de concentração em Educação, com linhas de pesquisa em Educação e diversidade; Formação de professores, políticas e práticas pedagógicas. São 26 vagas, abertas a portadores de diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

As inscrições podem ser realizadas até 05 de outubro. O edital pode ser acessado aqui.

Ensino de Ciências e Matemática (mestrado)- Ofertado em Barra do Bugres, o programa de Ensino de Ciências e Matemática tem duas linhas de pesquisa: Ensino, aprendizagem e formação de professores em Ciências e Matemática; Tecnologias digitais no ensino de ciências e matemática.

São 22 vagas, destinadas a candidatos com diplomas em Matemática, Química, Biologia, Física, Pedagogia e áreas afins. Inscrições de 02 a 31 de outubro. Para acessar edital, clique aqui.

Estudos Literários (mestrado e doutorado)- São 11 vagas para mestrado e 9 para doutorado, abertas a portadores de diploma de graduação em Letras/Literatura e áreas afins para o mestrado e diploma de mestre em Letras/Literatura e áreas afins para o doutorado. O programa, desenvolvido no câmpus de Tangará da Serra, tem área de concentração em Estudos Literários e duas linhas: Literatura, história e memória cultural; e Literatura e vida social em países de língua oficial portuguesa.

Inscrições até 11 de outubro. Leia edital na íntegra.

Genética e Melhoramento de Plantas (mestrado)- O programa possui área de concentração em Melhoramento Genético Vegetal, com linhas de pesquisa em Melhoramento genético de plantas; Biotecnologia e recursos genéticos vegetais. São disponibilizadas 24 vagas, sendo 12 para cada linha de pesquisa. O candidato deverá ter formação em Agronomia, Biologia, Engenharia Florestal e áreas afins. Com uma estrutura multicâmpus, as disciplinas são ofertadas em Alta Floresta, Cáceres, Sinop e Tangará da Serra.
O período de inscrição encerra-se em 10 de outubro. Acesse edital.

Geografia (mestrado)- Inscrições abertas até 16 de outubro, aos portadores de em Geografia e áreas afins. O programa, oferecido em Cáceres, possui área de concentração “Organização do Espaço e Meio Ambiente”, com duas linhas de pesquisa: Análise ambiental e Dinâmica espacial. São de 15 vagas. Confira edital na íntegra, aqui.

Linguística (mestrado e doutorado)- O programa de pós-graduação stricto sensu em Linguística oferta 24 vagas para o mestrado e 18 para o doutorado. Candidatos com diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento podem se inscrever. Desenvolvido em Cáceres, tem como área de concentração “Estudo de processos linguísticos” e linhas de pesquisa Estudo de processos discursivos; Estudo de processos de significação; Estudo de processos de variação e mudança.

Inscrições até 27 de outubro. Edital disponível.

Profletras - Segue até o dia 02 de outubro o prazo de inscrição ao Mestrado Profissional em Letras (Profletras). A Unemat disponibiliza 33 vagas, sendo 18 no câmpus de Cáceres e outras 15 em Sinop.

São requisitos para participar do Exame Nacional de Acesso: ser portador de diploma de curso superior de licenciatura em Letras, com habilitação em português, ser professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos) em Escola da Rede Pública, regularmente admitido e pertencente ao quadro permanente de servidores e estar ministrando aula de Língua Portuguesa em qualquer ano do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos). Saiba mais.

ProfHistória - Os interessados em concorrer a uma das 20 vagas oferecidas pelo Mestrado Profissional em Ensino de História têm até o dia 28 para se inscrever. Podem se candidatar professores de História em atuação na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), portadores de diploma de curso superior de licenciatura.
A seleção do ProfHistória oferece em todo o país, para 467 vagas. O edital pode ser conferido, clicando aqui.
ProfMat- Professores de matemática que tenham interesse em fazer o mestrado profissional em Matemática, no câmpus da Unemat em Sinop, podem se inscrever até o dia 15 de setembro. Estão sendo oferecidas 15 vagas pela Universidade do Estado de Mato Grosso.

Para se inscrever é necessário que os candidatos sejam professores em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública. Para se inscrever acesse: https://ena.profmat-sbm.org.br/

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet