Notícias / Cidade

23/09/2017 - 09:19

Cobrança coletiva por hidrômetro único é ilegal, segundo TJ

Por Vlademir Cargnelutti

Nos condomínios em que o total de água consumida é medido por um único hidrômetro, revela-se ilícita a cobrança no valor do consumo mínimo multiplicado pelo número de economias existentes no imóvel. Seguindo este entendimento, que também é o do STJ, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso desproveu à unanimidade um recurso de Apelação interposto pela empresa concessionária de água na Capital.

Uma empresa incorporadora de Cuiabá ingressou com ação anulatória de uma cobrança no valor de cerca de R$ 25 mil, feita pela concessionária de água. A empresa alega que em janeiro de 2013 solicitou a ligação da água, para que fosse concluída a interligação da rede interna com a externa de um condomínio que estava construindo. Logo após, foi solicitado o corte do fornecimento de água, com o objetivo de evitar custos até a afetiva conclusão da obra, no entanto, mesmo com o fornecimento suspenso, a autora passou a receber diversas faturas.

A empresa responsável pela obra ingressou com ação judicial se insurgindo contra a cobrança. O juiz deu parcial provimento à demanda, declarando inexiste a dívida e ainda condenou a concessionária de água ao pagamento de danos morais
.
Inconformada a concessionária recorreu ao Tribunal de Justiça pugnando pela reforma da sentença. Os desembargadores da Terceira Câmara de Direito Privado conheceram do recurso, mas negaram provimento, mantendo a decisão judicial de primeira instância.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Júnior, em 23.09.2017 às 11:03

    Pois então, seguindo esta linha de raciocínio, "nossos" políticos não deveriam ter observado isso a tempossss?? Disk não são os que guardam os direitos da população ? Não são os que representam ?? Não são os que observam leis para o coletivo ?? A não esqueci, ou só as que beneficiam ??? Cadê os resultados senhores ????? Isso que é de dever seus e direito da população, não mão única ou esse ou aquele movimento para levantar poeira ! Votei e estou cobrando agilidade e serviço, para isto foi meu voto não por política empregatícia ! Levantam-se !!!

 
Sitevip Internet