Notícias / Cidade

23/09/2017 - 08:51

Empaer realizará o maior evento do ano em Cáceres

Por Rosana Persona

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Em comemoração aos 53 anos de atividade da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) o Governo do Estado realiza a maior Feira Tecnológica da Agricultura Familiar no período de 27 a 29 de setembro, no Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (CRPTT) de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá). Serão apresentadas Unidades Didáticas e Demonstrativas com tecnologias e alternativas de renda para o agricultor familiar. A expectativa de público é em torno de duas mil pessoas.

Considerado o evento mais importante do ano para o agricultor familiar, os pesquisadores e técnicos da Empaer vão recepcionar por dia mais de 600 pessoas e percorrer, as Unidades Didáticas de mandioca, maracujá, banana, abacaxi, pecuária de leite, piscicultura e conhecer de perto a casa do agricultor. E ainda sete Unidades Demonstrativas com informações sobre hidroponia, bem-estar social e turismo, produção de flores, apicultura, alimentos biofortificados, laboratórios da Empaer e resultados de pesquisa.

Os participantes também vão conhecer uma unidade provida de tecnologias com alternativas simples, práticas e baratas com foco na sustentabilidade e promoção social, a casa do agricultor familiar. O interior da casa é dividido em sala, quartos e cozinha. O destaque é para cozinha que possui fogão a lenha com um sistema que aquece a água, forno de 200 litros fabricado com tambor de metal e um filtro de areia para purificar a água, tornando-a própria para o consumo.

Na parte externa da casa foi construído o banheiro, onde os resíduos e afluentes são destinados para uma fossa negra. No quintal, há um biodigestor para a produção do gás a ser usado no fogão da cozinha com o aproveitamento do esterco produzido pelo gado. Ao redor da casa existe também o cultivo diversificado de frutas, olerícolas, raízes, forrageiras para alimentação do gado, criação de pequenos animais e outros. O conjunto das atividades desenvolvidas na propriedade segue princípios que garantem a sustentabilidades econômica da propriedade com produção básica para o sustento da família.

Com objetivo de levar ao agricultor familiar conhecimento e tecnologias que diversificam e melhoram a sua produção, promovendo o desenvolvimento sustentável da pequena propriedade, a Feira Tecnológica da Agricultura Familiar também mostra o trabalho executado pelos pesquisadores, técnicos e servidores durante os 53 anos de atividade da empresa em prol da família rural.

Atuação

Responsável pela execução das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do meio rural, a Empaer atendeu em 2016 mais de 35 mil agricultores familiares. Está presente em 126 municípios do Estado, com 130 escritórios locais, nove escritórios regionais, três centros regionais de pesquisa, seis campos experimentais e de produção e um núcleo de laboratórios com sete modalidades: solos, adubos e corretivos, fitopatologia, entomologia, controle biológico, nutrição animal, cultura de tecidos e tecnologia de sementes.

História

Em Mato Grosso, o serviço de extensão rural foi constituído oficialmente em 15 de setembro de 1964. A Empaer foi criada em 1992 através da fusão entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Empa) e a Companhia de Desenvolvimento Agrícola (Codeagri).
 
Feira Tecnológica da Agricultura Familiar

Data: 27 a 29 de setembro de 2017
Horário: 7h
Local: Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologia de Cáceres
Rodovia BR 070, Km 10, sentido Cáceres-Cuiabá.   

Programação:
 
7h Recepção e Café da Manhã
7h30 Início da Visita às Unidades Didáticas:
UD 1: Mandioca
UD 2: Maracujá
UD 3: Banana
UD 4: Abacaxi
UD 5: Pecuária de Leite
UD 6: Agricultura Familiar
UD 7: Piscicultura
 
Unidades Demonstrativas com Tecnologias e Alternativas de Renda para o Agricultor Familiar:
 
• Hidroponia para a produção de hortaliças
• Bem-estar social e turismo
• Produção de flores
• Apicultura
• Alimentos Biofortificados
• Laboratórios da Empaer
• Grãos e resultados de pesquisa
 
12h Almoço
 
Exposição de máquinas e equipamentos agrícolas voltados para a Agricultura Familiar.
Obs.: Inscrição antecipada no escritório da Empaer de cada município.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet