Notícias / Cultura

21/09/2017 - 10:05 | Atualizado em 21/09/2017 - 10:11

Cáceres ganha hoje projeto de preservação da cultura da viola de cocho e do cururu

Por Redação/Assessoria

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
O ponto de cultura Associação Cultural do Grupo Cururu Pantaneiro (ACGCP), de Cáceres, inicia suas atividades hoje (21.09) com o projeto cultural Toadas do Cururu Pantaneiro.

A associação presidida pelo cururueiro e artesão Lourenço de Fátima da Silva, foi selecionada em edital da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e Ministério da Cultura (MinC) e faz parte da nova rede de pontos de cultura em Mato Grosso.

Ela receberá R$ 60 mil para executar o projeto por um ano.

O projeto tem como objeto promover oficinas de confecção de viola-de-cocho, mocho e ganzá, musicalização e dança de siriri. A iniciativa começa nesta quinta e contemplará 20 alunos por oficina. Todas são oferecidas gratuitamente e serão ministradas por mestres da cultura popular pantaneira, que pretendem fortalecer e perpetuar a cultura mato-grossense.

O ponto de cultura cacerense irá atuar como elo entre a sociedade civil e o Estado e tem por objetivo desenvolver ações culturais sustentadas pelos princípios da autonomia, do protagonismo, da interculturalidade, da capacitação social das comunidades locais e da atuação em rede, visando ampliar o acesso da população brasileira aos meios e condições de exercício dos direitos culturais.

A sede do projeto, que terá abertura hoje, 21, a partir das 19h, está localizada na Avenida Tancredo Neves, 622, no bairro Cavalhada, em Cáceres.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet