Notícias / Educação

18/09/2017 - 10:19 | Atualizado em 18/09/2017 - 10:22

​Professor da Unemat Cáceres participa da Conferencia Latinoamericana de Informática

Por Jornal Oeste

Arquivo Pessoal

 (Crédito: Arquivo Pessoal)
O professor do Curso de Ciencias da Computação da Unemat Cáceres, Léo Manoel Lopes da Silva Garcia, parcitipou no inicio deste mês da Conferência Latinoamericana de Informática, realizada em Córdoba na Argentina.
 
Durante o evento, ele apresentou  o Artigo: Análise da Evasão e suas causas em um curso de Ciências da Computação.
 
O trabalho faz parte de um projeto de pesquisa que ele coordena. O projeto de pesquisa é para fazer um estudo sobre o fenômeno da evasão e retenção na UNEMAT inteira.
 
No entanto, o artigo é uma parte do projeto onde trata especificamente do curso de Ciências da Computação do campus de Cáceres, durante o período 2014/1 e 2016/2.
 
Ele faz um diagnóstico da evasão no curso e compara com as taxas nacionais e de outros trabalhos correlatos. Em um segundo momento, o estudo investiga junto aos 89 alunos evadidos do curso nesse período, quais foram os principais favores que os motivaram a evadir-se do curso.
 
A evasão do ensino superior público traz um enorme prejuízo social sob vários aspectos. Para o aluno que deixa de concluir o ensino superior e adquirir uma formação profissional, para o estado pois limita o impacto dos recursos públicos aplicados e ao mercado econômico da região que deixa de contar com mão de obra qualificada.
 
A taxa de evasão obtida no curso foi de 21%, enquanto a taxa nacional de evasão no ensino superior público é de 11%.
 
Entre os motivos predominantes para evasão indicada pelos alunos evadidos estão relacionados a questões vocacionais e de mercado de trabalho, segundo os alunos evadidos no período analisado, eles não identificaram-se com o curso, bem como não vislumbraram atuar profissionalmente na área do curso.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Mauro Lemes, em 18.09.2017 às 15:00

    Parabéns meu amigo Leo, exemplo de comprometimento profissional! Só falta a Unemat aplicar o objeto da sua pesquisa, deixar de procurar fora a solução que se encontra na própria instituição! Grande abraço

 
Sitevip Internet