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20/10/2009 - 00:00

Cáceres participa a partir de amanhã do lançamento da “Travessia do Pantanal” na ABAV

Por Jornal Oeste

Assessoria/PMC A prefeitura de Cáceres por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) estará participando de quarta à sexta-feira, 21 a 23, no Riocentro no Rio de Janeiro da ABAV Feira das Américas, um dos maiores eventos do setor de turismo do mundo, promovido anualmente pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV). Segundo o secretário Claudionor Duarte Correa, além de divulgar os atrativos do município o Festival Internacional de Pesca, que acontece de 24 de abril a 2 de maio, o servirá para o lançamento do roteiro turístico da Travessia do Pantanal, elaborado em conjunto por empresas e órgãos de fomento ao turismo de Mato Grosso e Mato Grosso Sul. A proposta conta também com o apoio do ministério do Turismo, Sebrae e dos governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Proposta unifica destinos turísticos Ecoturismo, turismo rural e de pesca. Esses são os principais segmentos que serão oferecidos a quem escolher a Travessia do Pantanal como roteiro de viagem. Com a criação dessa rota, que envolve os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, a região pantaneira passa a ter uma marca. Isso ajudará os turistas a planejar suas viagens e a escolher a melhor a época para visitar o Pantanal, com informações sobre as cidades, os passeios e o clima. Segundo o consultor de turismo, Adonis Zimmerman, um dos integrantes do comitê gestor do roteiro da Travessia do Pantanal, o próprio ecossistema da área já é o principal atrativo. Além do ecossistema, que se modifica de acordo com a época do ano, a cultura do pantaneiro desperta curiosidade e acaba colaborando para que mais pessoas desejem visitar os diversos destinos oferecidos. O ecoturismo é o mais popular da região, devido às inúmeras riquezas naturais. Outro segmento muito apreciado pelos turistas, e que recebe investimentos do comitê gestor na região, é o turismo rural, já que a infra-estrutura da região está baseada em fazendas que foram adequadas para o turismo. Mas, os responsáveis pelo roteiro também acreditam no potencial do turismo de pesca. Segundo Zimmerman, o conceito da pesca está sendo modificado, passando de amadora para esportiva, com a criação dos chamados “pesque e solte”. “O próprio perfil do pescador tem se modificado, pois agora ele viaja com a família, o que demanda mais esforço, mais estrutura e conforto nos barcos e hotéis da região.” O principal desafio para a criação desse roteiro foi integrar os estados, o que já foi superado. E os resultados serão positivos os visitantes, os comerciantes e os demais profissionais do segmento. Com a integração, outros roteiros envolvendo cidades como Corumbá (MS) e Cáceres (MT) acabaram surgindo, o que facilitou até mesmo a logística das viagens. “Em uma viagem que costumava durar até seis dias de barco, foram incluídas outras cidades, com outras atividades e atrativos, tanto no roteiro hidroviário e rodoviário. Com essa integração, o turista também tem a possibilidade de conhecer todo o Pantanal, desde a riqueza de sua fauna e de sua flora, até os locais com águas abundantes”. A expectativa para a Copa de 2014 também é grande. “Se já existe hoje uma demanda significativa de turismo nessa área, nós temos certeza de que com a Copa aumentará muito, tanto nacional como internacionalmente. Ainda temos algumas falhas para corrigir, mas dentro de quatro anos provavelmente já estarão resolvidas”, disse Zimmerman. A previsão é que o lançamento do pacote aconteça no início do ano que vem. O roteiro Travessia do Pantanal faz parte da 2ª Edição da Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização, uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur), Sebrae e Instituto Marca Brasil (IMB). Ao todo, serão lançados cinco roteiros interestaduais. A ABAV 2009 A Feira das Américas é o maior e mais importante evento de turismo realizado nas Américas. Reconhecida pela indústria como o principal foco de comercialização e comunicação do setor, a Feira das Américas reúne expositores de toda a cadeia produtiva que dá suporte ao turismo no país. Mais de 27 mil profissionais visitam a feira, num ambiente único onde eles podem realizar negócios com os 1000 expositores e delegações estrangeiras de 35 diferentes países, além de atualizar-se nas diversas palestras do 37º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens.
 
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